Foto pronta

Comentários 7

Foto: Alexandre Belém | Restaurante Nikko

Foto: Alexandre Belém | Restaurante E

Faço muita foto de gastronomia para o caderno de cultura do Jornal do Commercio. Algumas vezes, acho que foto de culinária é a mais fácil de fazer. A foto vem sempre pronta. Quando o prato é bem feito e bonito, não tem erro. Por outro lado, quando é feio, é de lascar.

Ter esse prato “bem feito e bonito” é muito importante para o ritmo de jornal. Saio com duas, três pautas e já fiz cinco restaurante no mesmo dia. Não existe produção e a foto sai da cozinha para a mesa.

Mais fotos de culinária no meu Flickr.

Comentários 7

  1. Sim, sem dúvida um 50mm é uma boa lente, numa digital fica uma 75mm, mais ou menos.

    90% eu uso uma 55mm 2.8 Micro da Nikon, bem antiga com uma ótica insuperável. Ou, a 70mm da 35-70 2.8.

    Obrigado.

  2. Alexandre,

    Li o post anterior e pude entender melhor seu fluxo de trabalho. Acho que muitas vezes o ideal é aprender a trabalhar aproveitando ao máximo os recursos disponíveis, sem depender de tantas tralhas. Estes “flashzinhos” externos, como nossos SBs, quebram um galhão em muitas situações. Estou querendo comprar um SB 800 ou 900 para poder experimentar usar dois flashs em modo remote. Tenho aprendido muito com o blog do Renato Rocha Miranda, aliás uma grande dica sua (Valeu!).

    Mais uma dúvida, qual lente normalmente você usa nestes ensaios? Estou pensando em passar a usar uma 50mm f/1.8, é uma ótima lente com excelente custo benefício.

    É isso aí, parabéns pelo ótimo trabalho que você vem fazendo aqui no Olha,vê. Eu visito praticamente todos os dias atrás de novidades.

    Um grande abraço.

  3. Alexandre Belém 24/07/2009

    Luiz,

    Atualmente, ando com um SB-800 e uma sombrinha Atek. 90% das vezes, o flash tá na contra luz ou quase contra luz. Na frente, um rebatedor. Não dá para andar com mais coisa no ritmo de jornal. Para mim resolve.

    Em janeiro de 2008, escrevi um post sobre isso: http://olhave.com.br/blog/?p=54

  4. Nossa, culinária é difícil sim!! Fiz uns livros de receita ai, os primeiros apanhei bem, mas depois rolou legal, parabéns pelas fotos!!

  5. Grande Alexandre,

    Suas fotos de culinária são excelentes, todas muito bem realizadas. Como você falou que normalmente sai do jornal direto para cobrir estas pautas fiquei curioso sobre qual o esquema de iluminação você usa para a realização destas fotos já que nem sempre encontramos as condições de luz ideais para obter o melhor resultado. Eu já fiz fotos de culinária usando apenas o flash SB600 rebatido, mas nem sempre dá para fazer assim. Fale um pouco sobre que equipamento, lentes e iluminação você usa nestas pautas.

    Grande abraço

Deixe um comentário