Olhavê no Paraty em Foco #1

Deixe um comentário

Pois bem… Estive passeando por este blog no PhotoEspaña. Na verdade tudo começou como uma brincadeira inteligente. Comentei com o Belém que iria ao PHE09 e surgiu a idéia de contar histórias.

Afinal nossas vidas sempre foram marcadas por contar histórias, claro que sempre buscamos contar histórias com imagens, mas neste momento achamos por bem, usar o verbo para contar histórias da fotografia.

A parceria foi interessante, e resolvemos ampliar para o Paraty em Foco. E aqui estou, com apoio total do Olhavê, para “soltar o verbo”.

>>

Chegando em Paraty…

Sair de São Paulo e saber que estava na estrada para encontrar amigos, ver , debater e degustar boa fotografia era um Balsamo para o longo congestionamento na marginal Tietê e chuva que acompanha São Paulo a ainda neste começo de primavera.

E a chegada não poderia ser melhor, logo após largar as malas na pousada, poucos passos pelas ruas históricas, e isso representa alguns vários tropeços nas pedras. Começam a fluir sorrisos e encontros. Os primeiros abraços e boas vindas vieram do coletivo Cia de Foto, seguido por outro coletivo, Garapa, que logo começou a recusar cerveja, por ter compromisso na manhã de quinta.

Mais alguns passos, e o sotaque começa a mudar, Lula Marques, um dos nomes mais relevantes no fotojornalismo atual, começa a elogiar o festival, pelo pluralismo de idéias e segmentos da fotografia que compõe o festival deste ano.

Na sequência, os olhos de Pernambuco, uma “trupe” destemida, criativa e super bem humorada, aparece no coquetel de abertura do festival.

E assim começa uma pequena viagem por um mundo fragmentado, congelado e cativante da fotografia.

Toni Pires de Paraty.

Deixe um comentário