Simon Norfolk + Mary Ellen Mark

Comentário 1

Dia desses, estava folheando algumas revistas The New York Times Magazine – que circula aos domingos – e uma me agradou muito. Foi a do dia 11 de julho: The Next Afghanistan?

Tema batido. Mas a reportagem é interessante: mostra como o Iêmem é o paraíso da Al Qaeda, pela cobinação de caos político e hospitalidade tribal.

Bem, são 18 páginas de uma reportagem densa e cheia de detalhes, muitos personagens e histórias picotadas. Pelo seu depoimento, creio que o repórter tenha passado dias na apuração in loco nos lugares. As fotos são de Simon Norfolk e é nesse ponto que a reportagem brilha mais. O cara é muito fera e já acompanho o trabalho dele faz um tempinho.

O ensaio mostra as paisagens urbanas e rurais dos vilarejos e cidades, com fotos lindas feitas no final do dia ou pela noite adentro. Luz perfeita e uma calma que contrabalanceia com tudo que vemos no noticiário de guerra e conflito. Não vemos pessoas… Poucas, para dizer a verdade. Diferente do jornalismo calcado no personagem/boneco/retrato e é muito engraçado como um texto cheio de falas e gente, é acompanhado por cenas de ruas e paisagens. Show de bola. Na revista, as fotos são rasgadas em página inteira e página quase dupla.

Veja o slideshow do ensaio aqui.

Virando a página, uma matéria de saúde com retrato de Mary Ellen Mark.

É bom ver esse povo fotografando!

Comentário 1

Deixe um comentário