Dia de Finados

Comentários 9

Fotos: Tiago Santana

A exposição do Prêmio Porto Seguro 2010 será aberta na próxima quinta-feira e um dos vencedores é Tiago Santana com o ensaio “Dia de Finados” na categoria Brasil. São 12 imagens panorâmicas realizadas com uma câmera Linhof 6×17 no Dia de Finados no cemitério do Socorro (onde está enterrado o Padre Cícero), em Juazeiro do Norte.

Esse material faz parte do projeto A Luz Perpétua e o Resplendor, que Tiago pretende expor e lançar um livro em 2012.

Nas palavras de Tiago para o Olhavê: “É interessante que Juazeiro continua presente no meu trabalho. Esse ano (2010) o livro Benditos faz 10 anos de sua publicação. Achei simbólico nesse mesmo ano ganhar o Prêmio Porto Seguro com um ensaio revisitando esse mesmo espaço sagrado, 10 anos depois.”

As quatro imagens do post estão num tamanho maior do que o habitual. Cliquem na foto para aumentar e apreciar a obra de um dos nossos mais respeitados e consistentes autores da fotografia nacional.

Os outros premiados foram: Maureen Bisilliat (Prêmio Especial), Tuca Vieira (Prêmio São Paulo), Gustavo Lacerda (Prêmio Pesquisas Contemporâneas) e Roberta Borges (Prêmio Revelação).

Comentários 9

  1. Ana Correia 01/12/2010

    As composições das imagens do Tiago Santana são
    maravilhosas.

  2. Francisco Flor 30/11/2010

    Parabéns ao Tiago Santana e a fotografia cearense,quando na busca por olhares dimensionados,nos proporciona e presenteia com imagens carregadas de energia e simbolismo!Viva a fotografia cearense!!!!!

  3. Ontem estive na Premiação e o nosso querido Tiago Santana estava muito feliz e gratificado com o reconhecimento do seu trabalho.
    Parabens mais uma vez a ele e ao Olhave que divulga coisas tão bacanas sobre esta arte maravilhosa.

  4. edmar melo 26/11/2010

    quando eu crescer que ser assim que nem esse grande cara e profissional. Longa e abençoada vida a voce Tiago e a seu belissimo e profundo trabalho

  5. Parabens a este já premiado amigo, que ja tive a grata oportunidade de montar alguns trabalhos juntos e foi exatamente em Benditos a Dez anos no SESC POmpéia que nos conhecemos. De lá pra cá uma admiração e um respeito enorme por seu trabalho, cresce e me surpreende a cada click seu. JUazeiro, quase no auge dos seus 100 anos de existencia, celebra este prêmio junto a Tiago Santana eterno admirador desta terra abençoada pela fé.
    UM abraço e parabens.

  6. E assim se passaram 10 anos…até parece que foi ontem. Parabéns Tiago, não só pelo Porto Seguro mas por esse trabalho maduro e consistente que você vem nos presenteando ao logo dos anos. Quem teve a oportunidade de Olhar e Ver há 10 anos a montagem de Benditos feita por Tiago em Juazeiro por ocasião do lançamento do livro já podia vislumbrar uma referência para as posteriores gerações. Ali foi muito mais que uma exposição, foi um presente de volta para os romeiros. Tive a felicidade não só de estar presente como de ter um exemplar autografado que guardo com muito carinho. Parabéns Tiago, tu és um cabra da peste !!! Agora ficamos na espera do A Luz Perpétua e o Resplendor. Que 2012 chegue logo.

  7. Beatriz Nakagawa Matuck 22/11/2010

    Eba!
    sou fã do trabalho do Tiago, não sabia que JÁ era hora do Porto Seguro de novo.
    Espero que daqui a pouco tenha a opção `imprima essa foto e leve pra você`.

    abraços, + uma iniciante no Olhavê

  8. rosely nakagawa 22/11/2010

    Parabéns ao Tiago e ao seu trabalho realizado num formato desafiador, para um cenário com tantas diferenças de luminosidade e temas similtâneos.

Deixe um comentário