Estudando Fotografia

Comentários 5

Foto: Alexandre Belém – Via Láctea, 2007

Como já falei por aqui, uma nova Pós-Graduação em Fotografia foi aberta. É o curso da FAAP/SP.

A Pós está montada, com matrículas abertas, corpo docente nota dez e uma proposta bem interessante.

O Olhavê apoia e acredita nesse projeto.

Todos os detalhes, aqui.

Manual do candidato, aqui.

Neste post, o Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da FAAP, professor Ronaldo Entler, explica um pouco as motivações e objetivos do curso. Aproveitei e peguei um pequeno depoimento dos coodernadores Georgia Quintas e Rubens Fernandes Junior.

**

Faz algum tempo que Rubens Fernandes Junior teve a idéia de criar na FAAP um curso de Pós-Graduação em fotografia, reunindo amigos e parceiros que já trabalham juntos em outros projetos. A proposta foi amadurecendo em pequenas rodas de conversa, os temas emergentes foram sendo apontados e o quadro de professores foi se definindo. A idéia se concretizou quando Georgia Quintas se juntou ao grupo, trazendo também uma boa experiência como coordenadora e professora em cursos nessa área.

O curso foi pensado para aqueles que já praticam a fotografia, que desejam dar maior profundidade conceitual aos seus projetos e, ao mesmo tempo, torná-los viáveis em nosso circuito cultural. Para isso, o programa passa pela história, pelas teorias estéticas, pela análise do mercado do audiovisual, pelo convite à experimentação e, claro, por muita convivência com as imagens. Como foco, há uma especial atenção aos novos caminhos da fotografia documental, que envolve diálogos com outras linguagens, sua difusão pelas redes, uma forte penetração nos espaços dedicados à arte contemporânea, e uma redefinição de seu papel de memória.

Entre os professores e palestrantes, muitos nomes conhecidos: Antonio Saggese, Rosely Nakagawa, Armando Prado, Kenji Ota, Ronaldo Entler, Livia Aquino, Heloise Costa, Fernando Fogliano, Cecília Salles, Sergio Burgi, Millard Schisler, Guilherme Maranhão, Marília Palhares, Humberto Pereira, João Guedes.

Ronaldo Entler

“Em 1996, buscava aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a linguagem fotográfica. Na ausência de uma pós em fotografia, resolvi contemplar outro campo apaixonante para mim: História da Arte. Foi então, na Faap, que dei continuidade à minha formação acadêmica. Lá, encontrei espaço para me dedicar à investigação fotográfica. É desta época minha pesquisa sobre Man Ray. Hoje, o projeto do Prof. Rubens ganha corpo e volto à Faap com a grata satisfação pela fotografia ter a sua própria pós-graduação. De certo, será uma contribuição reflexiva e teórica sobre a tessitura da fotografia contemporânea”.

Georgia Quintas

“Acompanho a fotografia há mais de três décadas e vejo que nos últimos anos o movimento em torno dela se fortaleceu e ganhou um espaço diferenciado na política cultural do país. O projeto de criar uma Pós-Graduação na área é um sonho antigo e visa não só participar deste momento, mas principalmente colaborar com a formação de jovens que pretendem se dedicar à pesquisa, reflexão, crítica, preservação e conservação da fotografia no Brasil. Com uma equipe de primeira grandeza  e com atuações em diferentes segmentos, nossa meta é participar ativamente  desse processo de valorização da cultura fotográfica”.

Rubens Fernandes Junior

Comentários 5

  1. Jônathas Araujo 09/02/2011

    Recebi todo o programa assim como os valores e formas de pagamento por email. É só entrar em contato.

  2. Alexandre Belém 09/02/2011

    Acho que uma ligadinha para a FAAP poderia resolver essas dúvidas.

Deixe um comentário