Da Fotografia, Dos Conceitos

Deixe um comentário

Fotos: Leo Caldas.

Fotografias: Acervo do Museu de Arte Moderna Alosísio Magalhães – Mamam, Recife/PE.

Curadoria e expografia: Georgia Quintas.

Local: Museu de Arte Moderna Alosísio Magalhães – Mamam, Recife/PE, 26 de agosto a 26 de setembro de 2010.

Da Fotografia, Dos Conceitos

Um museu como território de redes simbólicas, entre arte e público, possui vários fatores dinâmicos em sua essência. O acervo, em especial, expressa não apenas sua função prática de guarda e conservação, mas também o lastro imatérico fundamental: memória e o valor das expressões artísticas.

A fotografia no acervo do Mamam está presente de modo significativo. Reflete a guarda de décadas através de aquisições e doações, sendo que de 2001 a 2004, o acervo cresceu ainda mais com sensíveis doações que contemplam as artes visuais contemporâneas. Constitui-se assim um esboço relevante de artistas e obras brasileiras que compartilham a fotografia como campo de discursivo, de narrativas subjetivas e carregadas de conceitos. Enfim, construção de sentidos.

Nesta perspectiva, o acervo do Mamam reúne relevantes trabalhos nos quais a linguagem fotográfica se estabelece como vetor de criação e problematização temática. Podem-se perceber os fluxos da experimentação, dos contextos poéticos e da diversidade de apropriação da imagem ou mesmo de sua indisciplina.

O recorte, aqui apresentado, contempla dez autores e dez conceitos. Sentimos poéticas e técnicas distintas. Espaço, tempo, memória, ficção, ilusão, corpo, paisagem e matemáticos cartemas perfazem o caminho do desvendar. Cada trabalho merece a apreensão para além da forma. A ideia recuperada por cada um transparece a expansão do conceito e dos significados da linguagem fotográfica.

Georgia Quintas.

Deixe um comentário