O futuro no passado e o presente já futuro passado

Comentários 5

Hoje, na vida de muitos fotógrafos, tão importante quanto a câmera ou o Photoshop é o microfone/gravador e o Final Cut. Me parece que as publicações técnicas que temos por aqui ainda não se ligaram nisso.

Me liguei nisso ao pesquisar as revistas Irisfoto para a seção Das antigas. Por muitos anos, a Iris era uma revista de Som, Vídeo e Fotografia. Show demais né? O mundo gira e acaba no mesmo lugar.

Tudo bem que na época, estes temas não se tocavam muito. Não eram seções de som e vídeo para o uso na fotografia. Mas, de certa forma, um certo vislumbre do século 21 já estava nas páginas da Irisfoto. Multimídia, fusão de imagens e edição de áudio para projeções já eram pautas em várias edições.

A capa e índice deste post são de (outubro e junho) 1983. Por sinal, a foto da capa é do fera Klaus Mitteldorf.

Por sinal, falando de idas e vindas… A moda do retrô na fotografia é pauta em tudo que é mídia nestes dias. Filtros para iPhone que reproduzem filmes e a estética de antigamente e as lojas de Lomo sem produtos para vender, tamanha é a procura. Dia desses, um comentário no Facebook de Claudio Edinger elogiava uma foto dele dizendo: “vou comprar um iPhone”.  Aí eu comentei: “quero comprar um olho como o do Edinger”.

Vamos pegar o exemplo desta Irisfoto de 1983. Quantos fotógrafos se evaporaram nestes 28 anos? Mitteldorf continua brilhando porque tem talento e um puta olho. Não importa se a tecnologia avança e atropela filmes em chapa, filmes 6×6, laboratórios e ampliadores. O segredo é ter talento, apontar para o lugar certo e botar pra quebrar. iPhone ou 4×5, não importa.

Comentários 5

Deixe um comentário