Vem ver o Lambe Lambe – 15 anos

Deixe um comentário

Fotos: Alexandre Belém

Numa passagem aqui por São Paulo, o amigo Breno Laprovitera (fotógrafo pernambucano) nos presenteou com alguns exemplares do livro “Vem ver o Lambe Lambe – 15 anos”. A publicação foi o catálogo da exposição de mesmo nome no Centro Cultural Correios, lá no Recife.

Sendo bem rasteiro para explicar uma coisa grande… O Lambe Lambe é praticamente uma instituição da fotografia e do carnaval pernambucano. Lá pelo início da década de 1990, cinco talentosos fotógrafos montaram uma lona como fundo infinito e fotografavam os foliões durante o carnaval em Olinda. Além dos cliques em Polaroid para o fotografado levar para casa, o rico acervo em slides foi sendo construído. Hoje, são mais de 20 mil imagens destes 15 anos.

Muitas, mais muitas fotos do Lambe Lambe são imagens icônicas do nosso carnaval.

Lembro das projeções realizadas após o carnaval para mostrar o resultado daquele ano. Projetores, alguns carrosséis e a história da Fotografia Pernambuca tava lá.

Os cinco – Breno Laprovitera, Jarbas Júnior, Roberta Guimarães, Fred Jordão e Daniel Berinson – formavam a agência Imago. Atualmente, o Lambe Lambe é tocado por Breno e Jarbas.

Tempos atrás, já havia sido lançado um livro “Projeto Lambe Lambe” com parte deste acervo.

Este novo catálogo traz as fotos em formato de cartão-postal para serem destacadas. A impressão deixou muito a desejar. Principalmente para quem já viu alguma projeção ou tem o outro livro.

Bem, fica a dica: tentem conseguir os livros em sebos, livrarias, etc. São raridades e representam um período dos mais frutíferos da fotografia pernambucana.

 

Deixe um comentário