A revista francesa com cara de Brasil

Comentários 5

Em abril de 1996, a revista francesa PHOTO foi toda dedicada ao Brasil. Melhor dizendo: à fotografia brasileira.

Para quem estava buscando informações, conhecendo novos nomes e ampliando o repertório: uma delícia.

No final de 2011, no Recife, vendo as caixas com revistas antigas que ainda não vieram para SP, me deparei com esta edição. Parece a Playboy! Mas não é. Tudo bem que a capa é Galisteu e, mais para o final, tem Roberta Close nua.

A edição é bem eclética e tenta mostrar ou desvendar um Brasil bem a cara da EMBRATUR. Não chega a ser uma crítica, mas… Exotismos e clichês são a tônica da revista.

Filtrando tudo isso, é uma bela edição e uma revista para guardar. A partir de hoje, começo um pequeno especial sobre esta PHOTO para quem não viu na época.

Além da praia, carnaval, índios, violência (pesada) e mulher semi-pelada, a edição deu uma especial atenção para sete fotógrafos: Bob Wolfenson, Claudio Edinger, J. R. Duran, Mario Cravo Neto, Pierre Verger e Sebastião Salgado. Como também, dois artigos de Boris Kossoy e Ronaldo Entler sobre a fografia nacional.

Neste post, coloco algumas páginas temáticas e a matéria sobre Duran (além da capa com Adriane Galisteu tem um ensaio com ela. O mesmo que saiu na Playboy na época).

Ver a revista 16 anos depois é uma nostalgia danada e até lembramos de certos nomes. Alguns, estão por aí até hoje. Outros, não sei bem. Um caso: Carlos Humberto TDC. Por onde anda? Alguns links na web para quem não sabe sobre ele: World Press Photo, Pirelli/Masp e Imaginatta.

[clique para ampliar]

[clique para ampliar]

A “cara” do Brasil

[clique para ampliar]

A Festa

[clique para ampliar]

[clique para ampliar]

Os índios em fotos de Carlos Humberto TDC da Contexto

[clique para ampliar]

A violência nua e crua

[clique para ampliar]

Comentários 5

  1. Alberto César Araújo 18/04/2012

    Acho que na época o editor da Photo, foi muito mal assessorado. para se ter uma ideia, a pessoa que viajava com ele para fazer a ponte com os fotógrafos, pelo menos os daqui do norte é um famoso colunista social de Manaus, que vive das benesses dos políticos locais, nada contra a categoria, mas este senhor que o acompanhou não entende bulhufas de fotografia.

  2. Orestes Locatel 03/04/2012

    Carlos Humberto TDC parece que está vivendo em Arraial do Cabo, está com uma espécie de pousada lá. Não sei se continua fotografando “profissionalmente”. É fácil entrar em contato com ele via Facebook.

  3. Eder Chiodetto 31/03/2012

    Essa triste edição da “Photo” sobre fotografia brasileira foi um horror. O melhor que se poderia fazer para reforçar estigmas, preconceitos arraigados dos europeus em relação aos trópicos, etc. Prova inconteste de que mesmo utilizando fotografias de profissionais sérios e competentes, como era a absoluta maioria ali, a edição pode descambar para uma tragédia. Quando uma revista de fotografia coloca Galisteu na capa e Roberta Close lá dentro, não está pensando em fotografia, mas em exotismos, na ideia de uma “terra em transe”, de um país solar onde as pessoas andam nuas, transam pelas ruas, etc… Olhar essa edição nos dá a sensação clara de que tudo continua como no século 19. Basta ler “O Olhar Europeu: O negro na iconografia brasileira do séc. XIX”, do prof. Boris Kossoy”. Tudo mudou, mas nada mudou!

  4. nair benedicto 29/03/2012

    Rememorando: A Revista Francesa ZOOM – fez uma edição especial sobre o Brasil
    em 1982, com Thomaz Farkas e a (Rev.Fotoptica com Arnaldo Pappalardo, Pedro Martinelli,Camila Butcher,Gal Oppido, João Paulo Farkas, Miguel Rio Branco, Carlos Antonio Moreira,)Mario Cravo Neto, Tripoli,Francisco Aragão, João Bosco, Sergio Jorge, Carlos Fadon Vicente, J.R.Duran,Leonid Streliaev,Klaus Mitteldorf, (TIB Brasil com Jean Claude Lozouet, Bubby Costa,Pedro Henrique,Fernando Bueno), Claus Meyer, David Drew Zingg, Isabel Garcia, (ag.F4 com Juca Martins,
    Ricardo Azoury, Chinthia Brito, Mauricio Simonetti, Daniel Augusto Jr e Nair Benedicto.)José Oiticica Filho,Sebastião Salgado,Miguel Aun, Cassio Vasconcellos, Aloisio Magalhães, Alair Gomes,Pedro Vasquez, Luis Humberto,

Deixe um comentário