O I Encontro e Guilherme de Almeida

Comentário 1

Foto: Marcela Jones

Mesa Jornalismo // A escrita e o jornalismo: há o espaço para a crítica? com Thyago Nogueira, Juan Esteves, Simonetta Persichetti e Eduardo Muylaert 

O I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia passou mas ficará para sempre nas nossas cabeças. Sabíamos que seria bem sucedido. Pelo número de inscrições nos workshops, a grande procura pelas mesas, etc. Porém, foi emocionante ver a motivação das turmas nos dois workshops, a qualidade das palestras e o envolvimento dos convidados. Também, foi muito legal constatar que em torno da metade das turmas (das oficinas) era formada por pessoas de fora de São Paulo.

Tivemos casa cheia os três dias. Sim… Para refletir e pensar sobre a fotografia. Em certos momentos, a entrada do auditório do MIS parecia o começo de algum show. Em certas palestras, auditório lotado, gente nos corredores sentadas no chão e mais pessoas no hall e numa outra sala, acompanhando por telas de tv. Além da transmissão ao vivo.

As duas tardes com os selecionados das convocatórias foi um sucesso. Seis apresentações de alto nível e pesquisas interessantes.

Queremos agradecer as conferencistas , palestrantes, pesquisadores e ao público. Ao MIS, nas figuras de André Sturm e Carol Nogueira, e ao Estúdio Madalena com Iatã Cannabrava, Helena Ruschel, Renata Baralle e o pessoal da cobertura jornalística: Laura Cantal, Marcela Jones, Júlio Riccó e Felipe Lafé.

O vídeo abaixo foi a homenagem que fizemos ao crítico de cinema (e tantas outras coisas) Guilherme de Almeida. O seu livro Rua, de 1961, com fotos de Eduardo Ayrosa, é um clássico. Para uma releitura da obra, deixamos a dupla Malu Teodoro e Vinicius Assencio totalmente livres para criar um pequeno vídeo. Ele foi exibido na última mesa do Encontro. Quem não viu… Aproveite.

No mais, até 2013.

Georgia Quintas e Alexandre Belém.

 >>>

Cobertura do evento, aqui.
Os vídeos dos encontros serão publicados aqui.
Aqui fotos do evento.

Comentário 1

Deixe um comentário