Olhavê no POY Latam

Deixe um comentário

Fotos: Alexandre Belém – Oito horas da manhã na van

De pé às seis e meia da manhã. Às oito, saíamos para a Universidade Federal do Ceará e começamos a comissão julgadora. Neste primeiro dia, o grupo foi dividido em dois para agilizar e fazer a peneira. A partir de amanhã, e todos os dias, sairão vencedores em cada categoria.

Mary Ellen Mark chegou tarde aqui em Fortaleza e ficou descansando esta manhã. Daí, assumi o lugar dela como suplente e fiquei na turma de Nair Benedicto e Cristina García Rodero.

Quando entramos na categoria de Vida cotidiana (série), esbarramos no maior problema de todo fotógrafo: edição. Rodero, no alto da sua experiência, diz: “falta workshops sobre edição”. Opa! Eu ministro um que se chama A edição fotográfica como estratégia. Sorry pelo merchandise…

Bem, neste primeiro dia de trabalho, o que constatei foi:

* Todos (jurados, oganizadores e produção) já estão bem afinados e amigos. O clima é ótimo, o que garante um bom desenrolar durante a semana.

* Nós, brasileiros, não conhecemos 10% do que se produz na Amélica Latina. Qualquer fotógrafo brasileiro jovencito conhece o cara que estava na última revista Foam. Mas, os vizinhos… Bem pouco.

* Muita gente ainda se complica na hora de “escolher” a categoria que o seu trabalho se encaixa e vemos umas coisas muito loucas.

O mais legal do dia foi escutar de Mary Ellen Mark, numa conversa no almoço, que para ela tinha sido um “presente” conhecer a obra de Tiago Santana. Ela não conhecia o trabalho dele e viu os seus livros de ontem para hoje. Ficou bem surpreendida e, verdadeiramente, tocada.

Poderia fazer um paralelo com o que falei acima: a fotografia brasileira é pouco conhecida lá fora.

Para quem quer seguir o evento mais online, indico o meu Instagram e Facebook:

Instagram: @alexandrebelem

Facebook: @olhave

Transmissão online do POY Latam 2013, aqui: http://www.nuestramirada.org/

Nair Benedicto (Brasil), Cristina García Rodero (Espanha), Pablo Corral Vega (Equador) e Mary Ellen Mark (Estados Unidos)

Loup Langton (Estados Unidos), Santiago Harker (Colômbia), Pascal Maitre (França) e Luis Weinstein (Chile)

Equipe técnica e grupo de jurados no primeiro dia do POY Latam 2013, Fortaleza

 

Deixe um comentário