Foto guardada
comentários 5

Guy Veloso

Círio de Nazaré. Belém-PA, 2004. Negativo (Gelatin silver pri

O Olhavê retoma uma seção que gosto muito: Foto guardada. Aqui, o fotógrafo mostra foto inédita, guardada, esquecida. Do fundo do baú…

Círio de Nazaré. Belém-PA, 2004. Negativo (Gelatin silver priFoto: Guy Veloso

Encontrei esta imagem de 2004 feita aqui em Belém/PA. Trata-se de um promesseiro vencendo os quatro quilômetros da grande procissão do Círio de Nazaré de joelhos (em pleno calor amazônico). Usei filme T-Max 100, com Leica M-6, lentes 35mm (abertura máxima 1.4). Curioso que até hoje uso analógico.

Gosto da sugestão de violência pela existência casual daquele objeto pontiagudo no chão. Geralmente vou a estes eventos com uma só câmera e uma lente fixa pequena, o que me ajuda a chegar bem perto das pessoas e com o mínimo de interferência, creio.

Ano passado, por exemplo, no meio da romaria, o Mestre Walter Firmo se assustou por eu estar descalço, achando que teriam roubado meus tênis. Como os romeiros vão assim na corda do Círio, decidi ficar igual a fim de interagir mais. No meio da multidão caminho, suo, fotografo e rezo junto.

Guy Veloso.

* Abaixo, a tira de contato com a imagem escolhida.

Círio 2004, Belém-PA. Negativo. Guy Veloso

5 Comentarios

  1. Jose Renato Leite diz

    Arte, beleza, emoção, sentimento, comunhão, transe entre fotografo e fotografado, fé e paixão.
    Muito mais…!

  2. Carol Fantinel diz

    Guy é surreal! Impossível passar pelos seus registros sem se emocionar. Fã absoluta dele!

  3. Pekora Cereja diz

    Muito mais que bonita é poética a maneira que o Guy encontrou de fotografar o Círio, interagindo com os romeiros no meio da multidão, ouso dizer que sua fotografia é uma espécie de oração em comunhão com a fé!

Deixe um comentário