Arqueologia de Ficções

Deixe um comentário

Fotos: Chico Barros

Fotógrafo: Gilvan Barreto.

Edição, curadoria e expografia: Georgia Quintas.

Locais: Capibaribe Centro da Imagem, Recife (2013), Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro (2014) e DOC Galeria, São Paulo (2014).

131005CCI-ArqFiccoes-1360

Arqueologia de Ficções

Quando imaginamos um lugar, damos voltas em nós mesmos. Transbordamos histórias, resolutos em reapropriar símbolos que nem sabemos ao certo se a nós pertenceram um dia. Não deixa de ser um esforço, procurar a ilusão. Buscar uma narrativa, que construa imagens, talvez seja a esperança dos cafundós do começo. Nesse exercício, passa-se a criar para refutar o esquecimento, pois resignar-se diante do tempo é colocar-se ao rês do chão. E ficar lá, letárgico, prostrado. O contrário pode ser questionar o destino das imagens embebidas em nós. É preciso esgarçar o imaginário, pesquisar os fatos, esquadrinhar arquivos, abrir caixas, reler cartas. Encontrar peixes. Amarrar imagens de lembranças. Mergulhar no fogo. Romper com a certeza, às vezes dolorosa, da realidade para recuperar o alumbramento da arqueologia íntima e de seus nexos.

A partir da lembrança de um território híbrido, pela geografia e afeto, Gilvan Barreto encaminhou sua pesquisa fotográfica por imagens poéticas que discorrem menos sobre a representação direta do vivido. Decidiu-se pela digressão em construir um discurso metafórico. Parte pela conduta em trazer camadas soterradas pela fotografia. Ou seriam carcomidas pela memória? Sua proposta visual reconsidera os termos do lembrar-se, recorre ao exercício processual de questões que vão além de buscar tão somente traços do passado, rastros políticos, visualidades religiosas-profanas. A disposição em inventar um universo outro, alimentado pela experiência do tempo, trouxe para Gilvan Barreto a fragmentação dos vínculos lineares da narração. Criou intervalos na memória para fluir uma arqueologia de ficções da sua própria história.

Georgia Quintas.

* Texto de apresentação da exposição “Arqueologia de Ficções” do fotógrafo Gilvan Barreto no Capibaribe Centro da Imagem, Recife entre 26/09/2013 ~ 16/11/2013. A exposição teve curadoria de Georgia Quintas e realização do Capibaribe Centro da Imagem e Olhavê.

131005CCI-ArqFiccoes-1367

131005CCI-ArqFiccoes-1374

131005CCI-ArqFiccoes-1376

131005CCI-ArqFiccoes-1393

131005CCI-ArqFiccoes-1398

Deixe um comentário