Simonetta Persichetti

Deixe um comentário

Robert-Capa-4Foto: Robert Capa – Sicília, 1943

Nestes anos em que venho trabalhando com a fotografia milhares de imagens já passaram em frente aos meus olhos e continuam passando diariamente. Muitas me surpreendem, outras me causam indignação e existem aquelas que – embora em situações não tão consideráveis – me confortam pela sua humanidade e pela sua forma singela de se apresentar.

Muitas eu gostaria de ter feito – embora nunca tenha pensado em ser fotógrafa de profissão – mas muitas vezes me vi pensando de que eu gostaria de ter estado lá naquele momento.

É um exercício difícil escolher uma imagem… Muitas se encaixariam na ideia. Mas, ao ser convidada pelo Alexandre Belém, a primeira imagem que me veio à mente foi essa do Robert Capa, por isso a escolhi.

A foto foi feita na Sicília, na Segunda Guerra Mundial.

Me comovem os gestos: o do soldado americano ao se agachar para falar com o camponês e o dele que por sua vez coloca de forma reconfortante seu braço no ombro do soldado e aponta com seu longo cajado, maior do que ele próprio, para um lugar que nem sabemos qual é.

É uma fotografia de guerra, ao mesmo tempo é uma fotografia de paz, quase ingênua e o idoso camponês, confesso, me comove!

Simonetta Persichetti.

Deixe um comentário