Paisagem fantástica

Deixe um comentário

Fotos: Rodrigo Braga

Paisagem fantástica

Georgia Quintas

Há paisagens que se apresentam prontas, e outras que são vivenciadas para existirem. O artista Rodrigo Braga percorre esses sentidos para esmiuçar sua fotografia de modo imersivo, como um pesquisador dedicado que passa a ter procedimentos de pesquisa para enxergar melhor seu objeto de estudo. Até o dia 30 de novembro, é possível caminhar pela produção dos últimos cinco anos deste amazonense de 38 anos na exposição “Agricultura da Imagem”, no Sesc Belenzinho, São Paulo.

Rodrigo Braga trabalha profundamente a fotografia como registro de uma cartografia orgânica possível sobre a natureza. Estar inserido no meio natural, longe da cidade, em contato com elementos distantes do humano, próximo de características da fauna, da flora, e de uma geografia de isolamento, faz parte da pesquisa fotográfica de Braga ao longo de uma trajetória poética. Diz o artista: “Quando estamos sozinhos e sem agenda, formulamos novas impressões sobre o tempo. Mais radicalmente, quando estamos sozinhos na linha do horizonte, passamos a nos relacionar de outra maneira com o espaço”. Em Agricultura da Imagem, o artista explorou o Rio Negro, o litoral de Pernambuco e os cursos d’água do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Para Braga, suas imagens são ficções. Elas partem de uma tensão relacional entre o olhar – que identifica elementos naturais – e a possibilidade de reverter o estado das coisas para entendê-las por uma outra maneira: pelo limiar do improvável, do fantástico e do encantado. Constrói, em cada fotografia, sem necessariamente precisar de uma narração que envolva outras imagens, certo inventário sobre o lugar das coisas. Propõe assim o sentido que cada organismo representa ao unir-se a novos estados de pertencimento. É nesse ponto que a fotografia de Rodrigo Braga converte a realidade em signo, em algo que é representado pela ideia de desconstruir certezas. Folhas viram peixes, escavações trazem à superfície fósseis vigorosos, em árvores florescem penas, e mais peixes surgem de pequenas ilhas em oceanos de terra.

Filho de biólogo, nascido no Amazonas, Rodrigo, com dois anos foi morar no Recife, e desde 2011 radicou-se no Rio de Janeiro. Impregnado de histórias sobre a natureza e instigado pela curiosidade de como os organismos se constituem, ele encara suas viagens como espécie de expedição, catalisando objetos, referências, materiais in loco. Faz de seu processo, portanto, uma grande coleção. Traz assim em seu trabalho modos de experimentar o olhar pela busca de uma alteridade junto à paisagem. Não deixa de ser “uma tentativa de me identificar naquilo que está ao meu redor e, também perceber como esse entorno reverbera em mim”, como ele reflete.

As sutilezas do seu processo de pesquisa e criação estão organizadas primorosamente na exposição no espaço intitulado Gabinete. Nele, é possível ter contato com desenhos, documentações e objetos que refletem suas observações e memórias. Pequenos indícios que reverberam a sensibilidade de Braga em ativar metáforas. O gabinete, transposto de sua casa, potencializa ainda mais o olhar fértil desse artista que parece apaziguar-se ao sentir a terra em sua fluidez e singularidades. A natureza encontrada no gabinete indica a dedicação do fotógrafo por novos territórios, repleto de sensações e estímulos para suas expedições mais interiores e íntimas. Braga persegue suas inquietações diante do mundo, tentando compreender como é pertencer a um lugar ou ser o lugar que cabe em nós. Assim como há muitos peixes em sua obra, ainda há muitos lugares e seres a coletar, investigar e imaginar. Essa é a força de sua fotografia.

* Texto originalmente publicado no caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo em 02 de novembro de 2014 (http://goo.gl/5Lpppg).

corpo duro 1_rodrigo braga

deriva-Rodrigo_Braga-2010

rodrigo-braga-01

rodrigo-braga-02

rodrigo-braga-03

rodrigo-braga-04

rodrigo-braga-05

rodrigo-braga-06

rodrigo-braga-07

Deixe um comentário