Uma dica do Josivan Rodrigues é o documentário “Al pie del árbol blanco” sobre a busca feita pelo fotógrafo uruguaio Aurélio González por seus negativos da época da ditadura militar. Quem quiser ficar com água na boca, o trailer está no Youtube! E só faz atiçar a curiosidade em ver o filme.
Resumindo: os negativos tinham sido escondidos 35 anos atrás. Aurélio trabalhava no jornal El Popular que foi fechado pelo golpe em 1973 e pra preservar o acervo, escondeu as latas (em torno de 50.000 negativos). Em 2006, as latas foram encontradas. Esta é a história do documentário.
Atualmente, todos os negativos estão com o Centro Municipal de Fotografia de Montevideo. Lá no site, tem mais Aurélio González.
É verdade. A minha calculadora falhou.
Obrigado.
Garota, os negativos ficaram perdidos por 33 anos. Foram escondidos em 1973 e recuperados somente em 2006.
Belém, esta história é realmente muito legal. Incrivel, é que o Aurélio esteve em Recife no ano passado, participando do II Encontro de Jornalismo Estrangeiro no Nordeste. Ele contou esta história emocionante e infelizmente, pouquissima gente viu.
Parabéns, tenho curtido sempre seus comentários e dicas!
é sempre bom descobrir um blog legal sobre foto!!
Caro Alexandre,
parabéns! Esta história é genial, linda. Gostaria de ver o documentário. Fiz um link para o seu blog lá na Pictura. Parabéns ao Josivan pela preciosa dica. Ab.
[…] A história veio do blog de Alexandre Belém. […]