Propaganda de calçado
©Jamie Nelson
Vejam o que é chupação de foto. No meio publicitário e editorial (crescendo cada vez mais no Brasil), a chupação também é chamada de idéia, layout, orientação, fonte, sei lá…
Essa notícia, vi no blog Photoshelter. O fotógrafo Jamie Nelson fez a foto (aí em cima) para a capa de uma revista em 2006. Dois anos depois, apareceu este anúncio de sapatos (primeira foto). A foto não é de Jamie, foi copiada sem o menor pudor! Punks!
Para ver a capa com a foto de Jamie em 2006, clique aqui.
Quer ver um exemplo parecido por aqui, vá no blog Granulado. Clique aqui.
Oi Alexandre,
Sou publicitária. Já vi coisas entre o céu e a propaganda quem nem o diretor duvida.
O problema é que não existe uma punição para a “chupação”, fica apenas na base da desmoralização psicológica. O cliente já pagou e a agência não sabia de nada. A publicidade é ágil para apontar os seus prêmios e esquecer os seus erros.
um abraço
É foda, é muita cara de pau, Belém… Ainda fico chapado com uma coisa dessas. Abraço.
Você deu o nome certo Belém: “Chupação” . Lá pelo sul e sudeste do País chamam isso de referência. Neguinho tá chupando direto o material publicado pelos outros e mandando os fotógrafos reproduzirem com as mesmas luzes, ângulos, etc. as tais fotos de “referência”. Criatividade zero. Até me lembrei aquela máxima: Nada se cria, tudo se copia… mas assim é demais.