Escoamento de informação

Comentários 3

POST ATUALIZADO: Este post foi atualizado com correções ortográficas. Peço desculpas aos leitores e agradeço aos que me alertaram. Obrigado!

Claudio Versiani, do PicturaPixel, deu a dica para a página multimídia do The New York Times com as fotografias de Barack Obama feitas pelo fotógrafo Damon Winter. Sensacional!

Para ver, clique aqui.

Por aqui (Brasil), no meio jornalístico, ultimamente, só se fala na convergência de mídias, integração de redações e jornalistas multiplataforma. Também se fala em ampliar a difusão do que se produz no dia-a-dia e colocar para os leitores tudo aquilo que não “deu” no papel, no jornal impresso. São blogs, páginas multimídia, gráficos, galerias, etc.

Pois é o que já faz (há tempos) os jornais estrangeiros: escoamento do material. Ampliando a difusão. As “velhas” galerias de fotografia estão ganhando força e virando páginas multimídia e, principalmente, as fotos em resolução melhor e páginas full-screen. Páginas, como a de Obama, mostram a evolução e o espaço que o The New York Times tem dado para as reportagens fotográficas. Tolhidas das páginas de papel.

Alguns exemplos:

O fotógrafo Doug Mills conta a experiência de fotografar as olimpíadas, clique aqui.

Reportagem do fotógrafo Bill Cunningham sobre os moradores de Nova York e suas bicicletas, clique aqui.

A de Barack Obama, clique aqui.

Como são as galerias antigas, clique aqui.

The Big Picture do jornal The Boston Globe, clique aqui.

Photo Journal do The Wall Street Journal, clique aqui.

Comentários 3

  1. Caro amigo, bela nota. Vc me arrumou mais uma confusão com este Photo Journal do WS. Se parece muito com o Big Picture, não é ? A edição ainda é meio estranha, mas qdo eles dedicam um dia para um ensaio, como o de New Orleans fica show. Não entendo como os jornais brasileiros ainda não despertaram para a fotografia. As galerias q vejo nos jornais do Brasil são um amontoado de fotos, nada mais do q isso.
    Parabéns e vamos em frente. Mais um site para consultar. Obrigado.
    Ab.

    PS: Muito obrigado pela generosa nota sobre Angola.
    PS1: Legal encontrar a amiga Meg por aqui.

  2. valeu, muito bom.
    Sei que não há a menor necessidade disso, mas gosto de mencionar as imagens que guardei na memória: a foto da mesquita e do estádio (The Wall Street journal).
    Obrigada

Deixe um comentário