Recentemente lançado, Cartier-Bresson – O Olhar do Século é um livro para ser lido. Escrita por Pierre Assouline, li a biografia (El Ojo del Siglo) quando morei na Espanha em 2003 e sempre estranhei não existir uma edição em português. Na matéria que escrevi sobre os 100 anos de HCB (no Jornal do Commercio), citei a biografia e utilizei várias informações.
Para ler as matérias, aqui.
Outra bela biografia que li (na temporada espanhola) que ainda não saiu por aqui foi Sangre y Champán – La vida y la época de Robert Capa. Show de bola.
Belém, primeiro, PARABÉNS pelo blog! Tá muito bom, ágil e com muita informação.
Sobre o livro “O Olhar do Século”, que estou lendo, veja que é dito sobre a foto que mais influenciou Bresson (dito por ele mesmo, pags. 68 e 69) é de autoria de um húngaro pouquissimo comentado e que, na minha simploria opinião, foi tão omportantante quanto o mestre francês. Trata-se de Martin Munkacsi. Merece uma peaquisa e maior divulgação deste, que dentre outras coisas, foi fotógrafo de bordo do Graff Zeppelin.
Grande abraço,
Fernando Neves
Gostei da sua matéria, alexandre, bem interessante sobre o homem e o mito. Ando lendo e vendo alguns livros de fotografia, e tudo começou com sua dica sobre o livro do cartier-bresson. De todo modo, comentei muito brevemente sobre Mario Testino e Robert Doisneau no linhadepesca.
grande abraço,
clara lopez