©Ansel Adams | White House Ruin, 1946
Uma boa iniciativa foi feita pela Ansel Adams Gallery. Ela criou uma loja online para vender as fotos do mestre do landscape. As ampliações são feitas em impressoras jato de tinta (com 4 cartuchos de tons de cinza) e papel de alta qualidade. Os preços são bem acessíveis e pode-se escolher a moldura. Legal!
Essa notícia tem a sua importâcia. Pela primeira vez, em 25 anos de existência da galeria, é a primeira vez que ela está vendendo cópias das imagens de Ansel Adams sem ser ampliações originais (dos negativos, feitas por ele em vida), que valem milhares de dólares. O neto de Adams, Matthew Adams, declarou que “acredita que seja as melhores ampliações já feitas de Ansel Adams”.
Por enquanto, são apenas sete fotos disponíveis para a venda. Para a loja online, aqui.
Quer comprar ampliações feitas pelo próprio Ansel Adams assinadas e com certificado de autenticidade? Clique aqui.
Essa decisão do Matthew (sendo ele dono do espólio do avô) é no mínimo controversa… Sim, é democrático. Sim, é oportunista. E não me venham supor que o vovô aprovaria; imaginem se a moda pega: 1ª serie de 20 cópias em vida, anos depois mais 1 série, e assim indefinidamente conforme as conveniências da indústria!
Independentemente disso, a maioria do que já vi de originais do Ansel foi de decepcionante qualidade (muito inferior aos catálogos virtuais), qualquer “HDR Group” do Flickr ou quetais faz melhor. Deve ser pelo prazo de vida dos papéis estar vencendo.