O laboratório de Avedon

Comentário 1

O célebre Richard Avedon, no seu livro Evidence 1944-1994, dá uma aula de tratamenro no Lightroom, melhor dizendo, Darkroom.

As anotações na foto acima são orientações para o seu laboratorista caprichar mais na ampliação e mostra direitinho os tempos que ele quer a mais e de menos.

Abaixo, a foto em questão.

Esta dica maravilhosa, e as reproduções, são do amigo Eugênio Sávio. Na hora, fui procurar o meu livro que já está com a capa gasta e as páginas amarelas.

Fotos: Richard Avedon

 

Comentário 1

  1. Esse livro é realmente sensacional. É tanto uma aula de Darkroom quanto de Edição de séries, montagem e tudo mais que envolveu a criação das fotos e do livro… Nós, humanóides fotográficos do séc. XXI, não podemos ter a pretensão de considerar as ferramentas digitais como origem da “manipulação” (se é que o termo ainda cabe) nas fotos. O laboratório químico foi, por muito tempo, o recurso dos fotógrafos para as “melhorias” e “manipulações” nas fotos… A diferença estava no “ideário” sobre fotografia, que aproximava-a mais da representação real e fiel… O Avedon condensa a história do retratismo e ao mesmo tempo deixa um legado de darkroom (leia-se: pós-produção, releitura do fotógrafo) admirável … acho que vou começar a fazer umas provas assim pras fotos digitais tb!
    abs

Deixe um comentário