O site PopPhoto.com listou 26 livros de fotografia que eles consideram indispensávei para um fotógrafo. A lista é muito boa… Só tiraria uns dois ou três.
A lista tá aqui.
Indique o seu livro que faremos uma lista dos leitores do Olha, vê.
O site PopPhoto.com listou 26 livros de fotografia que eles consideram indispensávei para um fotógrafo. A lista é muito boa… Só tiraria uns dois ou três.
A lista tá aqui.
Indique o seu livro que faremos uma lista dos leitores do Olha, vê.
Alexandre,
Mas esse aí você já tem em casa!!!! Rsrsrsrsrsrs… Valeu. Abs a todos,
Afonso.
Pessoal, legal a participação. Valeu!
Márcio, viajou não. Tá bem legal.
André, é isso mesmo. É para comprar os três de Ansel Adams. Os meus são em inglês e já estão bem velhinhos. Quero comprar em português, também.
Afonso, maravilhosa a sua contribuição, tão detalhista. Obrigado. Notei muito americano… Não tiraria nenhum. Para pensar, senti falta deste aqui, ISBN: 8578580001 🙂
quem acha que foram muitos livros do ansel adams ou não os leu ou não sabe que os 3 livros são uma série e são feitos para serem lidos juntos, um dá apoio ao outro! e sim são fundamentais e devem estar em qquer biblioteca de fotografia que se preze/ e a lista é muito boa, mas como qualquer lista, não é perfeita. porém, ela foi feita pensando em livros motivadores (isso está no texto) e nisso ela acerta. mas dá para colocar vários outros títulos, principalmente de fotógrafos e estudiosos brazucas. vou separar meus preferidos e depois postar aqui.
Alexandre e colegas,
Já que fui convidado, tá aqui a lista. Como toda lista, cometi injustiças, pois não pretendi eleger os 26 melhores, e sim os 26 que mais me influenciaram. Olhando abaixo, percebe-se que usei o truque das obras de síntese da carreira de vários fotógrafos, mas isso não estava impedido pelas regras do jogo!
Como falei na mensagem anterior, tiraria várias coisas. Dividi em dois grupos. Ver e pensar fotografia. 26 livros é pouco, pois a fotografia é um mundo. Abraços, Afonso.
Para ver fotografia
Robert Frank – The Americans.
Martin Chambi – Martín Chambi 1920-1950.
Henri Cartier-Bresson – Photographer.
Sebastião Salgado – Trabalho.
Willian Klein – New York.
Ansel Adams – A trilogia (camera, negativo, copia).
James Nachtwey – Inferno.
Eugene Smith – The Camera as conscience.
Annie Leibovitz – A Photographer’s Life: 1990-2005
Irving Penn – A Career in Photography.
Robert Capa – The Definitive Collection.
Edward Steichen – The family of men.
Abbas – Faces of Chistianity/ Faces of Islam.
Richard Avedon – Photographs 1946-2004.
Mapplethorpe by Mapplethorpe.
Larry Burrows – Vietnam.
Jan Saudek – Life, Love, Death & Other Such Trifles
Man Ray – Women.
Para pensar a Teoria da fotografia.
Freund – Fotografia e Sociedade.
Barthes – A Camera Clara.
Susan sontag – Sobre a fotografia.
Rosalind Krauss – O fotográfico.
Arlindo Machado – A ilusão especular.
Pierre Assouline – Cartier Bresson, o olhar do século.
Rubens Fernandes Junior – Labirinto e Identidades – Panorama da Fotografia no Brasil 1946-1998.
Jorge Pedro de Souza – Uma história crítica do fotojornalismo ocidental.
É, a lista deu uma vacilada! Best business???? Faltaram vááááários que estariam na minha lista… 26 é demais, mas esses aqui eu colocaria fato:
– Robert Capa – The Definitive Collection (mais completo do que o q tah na lista)
– Yann Arthus-bertrand – LA terre vue du ciel (esse é recente, mas merece destaque!!!)
– The family of Men
– Robert Frank – The Americans
– Abbas Kiarostami (aquele da cosac naify)
– Keith Carter & Maura Fiorese – Two spirits (esse livro é demaaaaaaaais)
e pq não:
– ARTHUR OMAR – Antropologia da Face Gloriosa
– André Cypriano- O caldeirão do diabo
– Evgen Bavcar – Memórias do Brasil
– Paisagens Submersas
O que acham? viajei?
abraços!
Afonso,
Coloca a tua lista. No máximo 26 livros, ok? 🙂
Teve Business, é lista americana. Porém… Eu queria colocar em prática todas as dicas deste livro. Quem sabe eu publicaria um livro e entraria na sua lista.
Abraços.
Eu tiraria vários! Colocar ” Best Business Practices for Photographers” na lista de livros indispensáveis é piada. Coisa de americano…
No mais, é o velho autocentrismo americano que, como não gosta de ler em outras línguas, não conhece a fundo o que é publicado em espanhol, português, francês.
Só escapou quem tem renome e conseguiu publicar em… Inglês! Salgado, Bresson, Helmut Newton… Se bem que esses provavelmente estariam em qualquer lista. De novo, coisa de americano!
Eu senti falta do Koudelka e seu Chaos e do David Hockney com seu Camera Works.
Também achei que tinha muito Ansel Adams….mas vamos combinar que o cara era um gênio!!!
Tem um “excesso” de recomendações de Ansel Adams e deixaram de fora o essencial Robert Adams (ainda vivo) com “Why People Photograph”, “Along Some Rivers” e “Beauty in Photography”. A série de livros da editora londrina Gordon Fraser sobre Cartier-Bresson; “August Sander” e “Paul Strand” publicados pela Aperture na série “Masters of Photography”; o “Jazz Portraits” de Herman Leonard; “Thomaz Farkas” e “Cristiano Mascaro”, na coleção SENAC de Fotografia; o imprescindível “Labirinto e Identidades – Panorama da Fotografia no Brasil 1946-1998” editado por Rubens Fernandes Junior e lançado pela Cosac & Naify. E tanta coisa mais! Mas listas são assim mesmo, sempre sem fim…
Eu adicionaria “Filosofia da Caixa Preta”, do Vilém Flusser; “A Imagem”, do Jacques Aumont; e “Diante da dor dos outros”, da Susan Sontag.
Mas a lista é ótima. Dá um bom norte – o problema é que alguns dos livros custam quase a mesma quantia que ganho como estagiário 😛