Foto: João Pina
No último domingo, o jornal espanho El País publicou uma matéria sobre a violência no Rio de Janeiro: “Río de Janeiro. Ciudad de Dios y del diablo”. As fotografias são do português João Pina, do coletivo Kameraphoto. Pina, com apenas 29 anos, tem se destacado em publicações internacionais com matérias sobre a América Latina.
No começo do mês, Pina já tinha emplacado estas fotos na conceituada revista The New Yorker. Aqui, pode-se ver um slideshow com fotos de João Pina e áudio do jornalista Jon Lee Anderson.
A galeria de imagens do El País, aqui.
As fotos realmente são impressionantes.
Congratulações ao João Pina pelas belas fotos e coragem.
Pelo post.
Abraço!!!
As fotos são incríveis.
Mas é interessante ver como o debate sobre a competência do Rio para as Olimpíadas é, no final das contas, uma decisão sobre quais imagens pesam mais sobre o olhar internacional: os postais – como o vídeo do Comitê Olímpico Brasileiro – ou as cenas de violência.
A fotografia é um elemento estratégico para a diplomacia e para as relações internacionais, assim como tem sido para as guerras.
A violência do Rio é um problema muito maior do que as Olimpíadas. Como lembra o texto que acompanha as imagens, do ponto de vista internacional, o comércio ilegal de armas vidas dos EUA e da Russia é, aí sim, algo significativo.
Parabéns pelos posts, sempre muito atentos a tudo!