Foto: Miguel Chikaoka | Hagakure (oculto entre as folhas)
Por Paula Sampaio
O Alexandre me convidou pra essa seção do Olhavê, e logo pensei: “Danou-se!!! E agora?” Tantas fotos que eu gostaria de ter feito, tantos autores me inspiram… Difícil, essa escolha, praticamente uma declaração.
Mas rápido, lembrei de uma manhã dessas de dia claro em que encontrei Miguel. Na porta da casa (somos vizinhos), ele olhava firme pra algum lugar que eu não via e me disse: “Hoje furei meus olhos”.
Como assim?! “Com espinhos de tucumã”, ele falou. Esperei pela cegueira. Nasceu Hagakure, no dia em que Miguel Chikaoka furou seus olhos. Instalação/fotografia/filosofia… Pra mais ver e pensar, pra querer ter feito.
O paraense “Un chien andalou” realmente genial. Espinhos de Tucumã, a fruta do banquete de Oshima – Hagakure…e o Chikaoka/Mishima com folhas coladas em sua obscura câmera passeando por Paraty…A dor que se opõe ao l’immédiat satori: Shodoka, Chikaoka/ Hsuan-Chueh/ Oshima- o negativo positivo da beleza de Paula Sampaio e Kayoko Honoo! Quanta coisa numa só foto!quanta coisa num só blog!
Deveria ter a seção a foto que eu queria na minha sala. Essa, com certeza, seria uma delas!