Fotos: Gustavo Bettini – Ensaio “Inframargem” (2008)
Inframargem: Margens de Um Mundo Infravermelho é o simulacro de um universo imagético espetacular. Gustavo Bettini vislumbrou uma nova paisagem ao aliar-se a mecanismos fotossensíveis. A partir da utilização de extintos filmes infravermelhos, Bettini encanta e sugere que transcender a paisagem é reformulá-la em sua essência, elaborar uma outra possibilidade do conceito de lugar. É o olhar de busca desse fotógrafo – que vai além das cores e da luz que incide nas coisas – que contemplamos horizontes cromaticamente surreais E, portanto, as paisagens presentes no ensaio Inframargem nos revelam que as possibilidades técnicas promovem inexoravelmente grandes pesquisas no campo da criação fotográfica.
Não causa surpresa os fotógrafos que influenciam a trajetória profissional de Gustavo Bettini: Walter Firmo, Luiz Braga, Evandro Teixeira, Renan Cepeda, entre outros. Para ele, o prazer em fotografar está em registrar o que lhe encanta, em ter liberdade pelas temáticas. Bettini busca na linguagem fotográfica a espontaneidade, onde técnica e racionalidade necessárias fluam simplesmente.
Georgia Quintas, dezembro de 2009.
BIOGRAFIA
São Paulo (SP), 1980
Gustavo Bettini iniciou sua carreira fotográfica em Pernambuco, onde mora desde 2000. Apesar de ter sua formação acadêmica em Turismo e Hotelaria, buscou a profissionalização ainda na graduação, cursando as disciplinas de Fotojornalismo e Fotopublicidade, quando foi selecionado para estágio, e em seguida contratado pelo Jornal Folha de Pernambuco, onde trabalhou de 2003 a 2008.
Pós-graduado em Jornalismo Cultural, Bettini tem no fotojornalismo sua base de formação. Desde 2008 ensina fotografia na Faculdade Boa Viagem e tem se dedicado a projetos autorais como o que resultou na exposição Inframargem: Margens de Um Mundo Infravermelho, em 2008. Um ensaio realizado com o extinto filme infravermelho, exibido na Arte Plural Galeria e que participará da edição do Paraty em foco 2009, evento que reúne os principais profissionais da fotografia no país.
Bettini recebeu menção honrosa no 11º Concurso Itaú BBA de Fotografias, participando da Exposição no Museu da Casa Brasileira, em 2006; Foi selecionado para expor na Bienal Internacional de Fotografia da Espanha Aqueducte 2006, um dos principais eventos da fotografia mundial; Venceu a seleção de portfólios da segunda edição do Paraty em foco, em 2006.