Foto: Marcus Bleasdale/VII
O site Anthropographia divulgou o resultado do seu prêmio Fotografia e Direitos Humanos. O vencedor foi o fotógrafo Marcus Bleasdale da agência VII com um ensaio sobre o Congo, chamado “The Rape of a Nation”.
Não deixe de navegar pelo site e conhecer o vasto conteúdo fotojornalístico de primeira. Por lá tem muita gente boa, inclusive ensaios de Anderson Schneider e João Pina.
O ensaio The Rape of a Nation também pode ser visto aqui.
Quem pegar a autobiagrafia de Malcolm X irá entender o porque de tantas mazelas no mundo africano.
Georges Boudorkan, no livro o Capitão Mouro, detalha a maldade com que os brancos retiravam os negros do berço da humanidade para a escravidão nas américas.
Hoje, o mesmo branco, sua a estratégia do dividir para governar por causa das riquezas minerais, etc. A Africa do Sul de Nelson Mandela é um exemplo claro e cristalino da maldade branca. Malcolm X esteve certo todo tempo… Não foi à toa que o FBI de LJ o fuzilou
Trabalho chocante. É impressionante a facilidade como o ser humano destrói o próximo, a natureza e a si mesmo. Somos animais perversos, com a capacidade de refletir sobre quem somos,de onde viemos e o que aqui estamos fazendo, possuidores de uma linguagem sofisticada, capacidade criativa e de ‘produzir” cultura; e com creças das mais malucas: acreditamos na “evolução”, “progresso” e “salvação”. Somos animais crueis, em situações limites colocamos tudo a perder. No fim estas fotos serão apenas lembranças. Lembranças de nossa infinita capacidade de crueldade.
Excelente foto! Assim como todo conteúdo desde blog.. parabéns
Waldson Costa