Tiago Santana por Chico Alagoano e Cícera Barbosa
Tiago Santana, fotógrafo cearense e um dos responsáveis pelo deVERcidade, falou algumas vezes que não sabia como chamar o evento… Festival, encontro…
Acho que eu teria a resposta: Fotografia. O deVERcidade é fotografia brasileira e não é só um “faz parte” da fotografia brasileira. Faz tempo que só o clique definia o fazer fotográfico. É reduzir demais.
Realizado pelo iFoto, o deVERcidade é uma experiência gratificante e consolida o momento da fotografia nacional. Bem feito, honesto, coerente, profissional, feliz, são só alguns adjetivos para o evento que mistura Mestre Júlio dos Santos (fotopintor) e Seu Chico Alagoano (fotógrafo popular) com projeções e DJs ao vivo, mais palestras, oficinas, filmes com 5 D Mark II, homenagem a Mario Cravo Neto, chorinho e quermesse…
Tinha a vontade de ir para esta edição do deVERcidade e quando Tiago me convidou para ministrar uma oficina, fiquei mais instigado ainda. Ao chegar, na primeira noite, senti que o negócio era especial.
Um dia, fui entrevistado por uma repórter sobre as projeções com trabalhos dos fotógrafos selecionados e falei da alegria em ver alguns nomes que já apareceram e aparecem pelo Olhavê, como por exemplo: Pedro David, Fernanda Prado, Leonardo Costa Braga, Gustavo Pellizzon entre outros. Daí pensei que o trabalho mais bonito não era de ninguém específico, era o “todo”.
A fotografia que colocaria na minha galeria (se tivesse uma) é a da ruínas com toda aquela profusão de luzes, imagens, sons e ideias. A obra é o conjunto. A fotografia é o deVERcidade.
Parabéns ao pessoal do iFoto + deVERcidade, principalmente Bia Fiuza, Tiago Santana e Silas de Paula. Todos estão de parabéns.
Fotos: Filipe Acácio
Foi fantástico este evento!!!
Fui e quero ir aos outros que virão!!!
Abraços fraternos.
AF Rodrigues.
Nossa que transformação espetacular … parabens
Caro Alexandre, a idéia de que o conjunto do deVERcidade foi a obra fotográfica de fatome faz lamentar ainda mais não ter podido comparecer ao evento, até porque meu trabalho fez parte deste conjunto.
Saudações e parabéns aos responsáveis pelo acontecimento.
Paulo
é muito bom ver toda essa efervescência tão de perto. A fotografia que transforma. abraço alexandre!
que invejinha gostosa!!! parabéns aê para todo o pessoal, ficamos acompanhando por aqui pelo nosso “olho mágico” digital da fotografia brasileira! abrs
O deVERcidade foi um encontro muito especial, pessoas bacanas, exposição que gera debate. Parabéns ao Tiago, Bia e toda a equipe!
Foi genial. Parabéns, Alexandre, pela cobertura do evento.
perdi mais ummmmmmm, poxa que saco.
Gostaria muito(preciso) de ter feito os workshops da Cia, Marcelo Grecco e Rosely.
Se alguém souber de literatura e/ou oficinas específicas sobre os temas: “Como contar uma história” (CIA), Processo de Criação(Grecco) e Edição e Portfólio(Rosely) por favor me forneça onde encontrar. São exatamente os temas que mais preciso aprender neste momento de minha vida.
Não pude viaja a Fortaleza e fiquei muito frustrado por ter estes temas com grandes profissionais e de GRÁTIS!!! ao alcance e não participar.
Espero que possa resgatar essa perda o mais breve possível.
Muito mais agora que soube que foi um sucesso o evento. Parabéns a todos e que ele possa servir de referencia para mais desse tipo por aqui no nordeste.
Valeu Belém, abs
Faço coro, assino embaixo !
Delícia de encontro!