A fotografia é o deVERcidade

Comentários 10

Tiago Santana por Chico Alagoano e Cícera Barbosa

Tiago Santana, fotógrafo cearense e um dos responsáveis pelo deVERcidade, falou algumas vezes que não sabia como chamar o evento… Festival, encontro…

Acho que eu teria a resposta: Fotografia. O deVERcidade é fotografia brasileira e não é só um “faz parte” da fotografia brasileira. Faz tempo que só o clique definia o fazer fotográfico. É reduzir demais.

Realizado pelo iFoto, o deVERcidade é uma experiência gratificante e consolida o momento da fotografia nacional. Bem feito, honesto, coerente, profissional, feliz, são só alguns adjetivos para o evento que mistura Mestre Júlio dos Santos (fotopintor) e Seu Chico Alagoano (fotógrafo popular) com projeções e DJs ao vivo, mais palestras, oficinas, filmes com 5 D Mark II, homenagem a Mario Cravo Neto, chorinho e quermesse…

Tinha a vontade de ir para esta edição do deVERcidade e quando Tiago me convidou para ministrar uma oficina, fiquei mais instigado ainda. Ao chegar, na primeira noite, senti que o negócio era especial.

Um dia, fui entrevistado por uma repórter sobre as projeções com trabalhos dos fotógrafos selecionados e falei da alegria em ver alguns nomes que já apareceram e aparecem pelo Olhavê, como por exemplo: Pedro David, Fernanda Prado, Leonardo Costa Braga, Gustavo Pellizzon entre outros. Daí pensei que o trabalho mais bonito não era de ninguém específico, era o “todo”.

A fotografia que colocaria na minha galeria (se tivesse uma) é a da ruínas com toda aquela profusão de luzes, imagens, sons e ideias. A obra é o conjunto. A fotografia é o deVERcidade.

Parabéns ao pessoal do iFoto + deVERcidade, principalmente Bia Fiuza, Tiago Santana e Silas de Paula. Todos estão de parabéns.

Fotos: Filipe Acácio

Comentários 10

  1. Caro Alexandre, a idéia de que o conjunto do deVERcidade foi a obra fotográfica de fatome faz lamentar ainda mais não ter podido comparecer ao evento, até porque meu trabalho fez parte deste conjunto.
    Saudações e parabéns aos responsáveis pelo acontecimento.
    Paulo

  2. que invejinha gostosa!!! parabéns aê para todo o pessoal, ficamos acompanhando por aqui pelo nosso “olho mágico” digital da fotografia brasileira! abrs

  3. perdi mais ummmmmmm, poxa que saco.
    Gostaria muito(preciso) de ter feito os workshops da Cia, Marcelo Grecco e Rosely.
    Se alguém souber de literatura e/ou oficinas específicas sobre os temas: “Como contar uma história” (CIA), Processo de Criação(Grecco) e Edição e Portfólio(Rosely) por favor me forneça onde encontrar. São exatamente os temas que mais preciso aprender neste momento de minha vida.
    Não pude viaja a Fortaleza e fiquei muito frustrado por ter estes temas com grandes profissionais e de GRÁTIS!!! ao alcance e não participar.
    Espero que possa resgatar essa perda o mais breve possível.
    Muito mais agora que soube que foi um sucesso o evento. Parabéns a todos e que ele possa servir de referencia para mais desse tipo por aqui no nordeste.
    Valeu Belém, abs

Deixe um comentário