Até o próximo dia 26 de setembro, um grupo de fotógrafos brasileiros estão participando do Pingyao International Photography Festival, que ocorre na Província de Shanxi (a 616 km ao sul de Pequim), na China.
O time é de primeira e mistura gerações diferentes e tem como curadoras uma dupla bem importante: Angela Magalhães e Nadja Peregrino.
Estão por lá: Alexandre Sequeira, Elza Lima, Guy Veloso, Iatã Cannabrava, João Urban, Joaquim Paiva, Leonardo Wen, Luiz Santos, Tonho Ceará, Mestre Júlio, Rosa Gauditano, Tiago Santana, Luiz Frota, Pedro Lobo e Michael Ende.
Um pouquinho conceito da mostra: “A exuberância da paisagem amazônica, a arquitetura dos aglomerados urbanos, a descontrolada explosão populacional brasileira, os singelos interiores das casas rurais, o misticismo religioso e a cultura sincrética – eis aqui alguns símbolos brasileiros que fazem parte desta proposta de exposição.”
Update: o colega Jorge Diehl me alertou que o Michael Ende é alemão. Creio que já seja um brasileiro por viver por estas basndas desde 1985. Ende é o co-curador do projeto e no release tem um pouco sobre ele: Diretor de filmes e documentários, curador de exposições, fotógrafo e jornalista, Michael Ende vive no Brasil desde 1985, trabalhando como fotógrafo e repórter para importantes revistas como a GEO, Stern, Focus, Spiegel, entre outras publicações. Faz parte da agência fotográfica BILDERBERG, que produziu o projeto “Um olhar sobre Cuba”, reunindo fotografias de quatorze autores.
Agradeço ao Diehl.