Lemyr Martins e o Rei do Futebol

No próximo dia 23, Pelé completará 70 anos. São incontáveis os registros de sua vida por fotógrafos. Um dos que mais o acompanhou é o catarinense Lemyr Martins.

Especialista em Fórmula 1, que cobre ha cinco décadas, Lemyr é um experiente jornalista esportivo com passagens pelos jornais Zero Hora, Jornal do Brasil e Estadão, e pelas revistas Quatro Rodas e Placar – da qual foi editor de fotografia.

Com acesso livre aos bastidores do mundo esportivo, Lemyr participou dos grandes momentos de Pelé a partir da Copa de 1970, que cobriu.

Com esse post, o Sobre Imagens inicia uma seção que pretende recuperar o trabalho de fotógrafos que fizeram história na Editora Abril. As fotos fazem parte do Departamento de Documentação da Abril (Dedoc), que preserva mais de 7 milhões de imagens – cerca de 13.000 delas de Pelé.

Nesse post, duas fotos se destacam pelo valor histórico. A Foto 1 foi produzida para a capa da primeira edição da Placar (20 de março de 1970) e era acompanhada do título Pelé – Receita para ganhar a Copa. A Foto 4 foi feita na Copa de 70 e se tornou icônica: mostra Pelé socando o ar, comemorando um gol contra a Checoslováquia.

Alexandre Belém

{1} Pelé com uma réplica da taça Jules Rimett em ensaio para a primeira edição da revista Placar, publicada em 20 de marco de 1970. (Lemyr Martins)
{2} Pelé e Tostão durante a Final da Copa de 1970 contra a Itália, no Estádio Azteca, México – 21 de junho de 1970. (Lemyr Martins)
{3} Pelé durante jogo da Seleção Brasileira. (Lemyr Martins)
{4} Pelé e Jairzinho comemoram gol contra a Checoslováquia durante a Copa do Mundo de 1970, no Estádio Jalisco, México – 03 de junho de 1970. (Lemyr Martins)
{5} Carlos Alberto Parreira, preparador físico da Seleção, mede a pressão de Pelé – 16 de maio de 1970. (Lemyr Martins)
{6} Pelé é carregado por torcedores após a vitória sobre a Itália na conquista da Copa do Mundo de 1970, no Estádio Azteca, México – 21 de junho de 1970. (Lemyr Martins)
{7} Pelé disputa lance com jogador da Áustria, durante jogo amistoso no Estádio do Morumbi, São Paulo. O jogo marcou a sua primeira despedida da Seleção Brasileira de Futebol – 11 de julho de 1971. (Lemyr Martins)
{8} Pelé disputa lance com jogador da Áustria, durante jogo amistoso no Estádio do Morumbi, São Paulo. O jogo marcou a sua primeira despedida da Seleção Brasileira de Futebol – 11 de julho de 1971. (Lemyr Martins)
{9} Pelé disputa lance com jogador da Áustria, durante jogo amistoso no Estádio do Morumbi, São Paulo. O jogo marcou a sua primeira despedida da Seleção Brasileira de Futebol – 11 de julho de 1971. (Lemyr Martins)
{10} Pelé, de coroa e cetro na mão, após o jogo amistoso contra a Áustria, no Estádio do Morumbi, São Paulo. O jogo marcou a sua primeira despedida da Seleção Brasileira de Futebol – 11 de julho de 1971. (Lemyr Martins)
{11} Pelé com o troféu Bola de Prata hors concours de 1970 em foto que foi capa da Placar sobre especial do milésimo jogo do Rei, 1971. (Lemyr Martins)
{12} Pelé com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em 1973. (Lemyr Martins)
{13} Pelé com a camisa 10 do Santos, no Estádio da Vila Belmiro, Santos – 1973. (Lemyr Martins)
{14} Pelé comemora gol do Santos contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista de Futebol, no Estádio do Morumbi, São Paulo – 29 de abril de 1973. (Lemyr Martins)
{15} Pelé e Coutinho durante jogo dos Santos na década de 1970. (Lemyr Martins)
{16} Pelé segura a perna de Adailton, no jogo entre Santos e São Paulo, pelo Campeonato Paulista de 1970. (Lemyr Martins)
{17} Pelé em 1973. (Lemyr Martins)

0 thoughts on “Lemyr Martins e o Rei do Futebol

  • E tem gente que ainda vem falar em Messi.Não há a menor possibilidade de compará-los,sem cometer um crime de lesa majestade.

  • Um bom personagem (Pelé) e um bom fotógrafo (Lemyr Martins) deu nísso:
    – um presentão para história do futebol brasileiro.

  • Considero-me previlegiado em ter vivido e participado do inicio ao final da carreira futebolistica desse gênio. Foram tantas as alegrias e raiva (derrotas do Palmeiras), mas que no computo geral valeram a pena, pelo muito que fez pelo Brasil e pelo Mundo. Tenho 67 anos e resido em Santana – São Paulo -SP

  • Tive o privilégio de ver Pelé em alguns momentos históricos, os jogos das eliminatórias de 70, o milésimo gol, o jogo da gratidão p/ o garrincha, com direito a um golaço, e sua despedida da seleção, tds realizados no maracana,realmente, foi e sempre será o maior jogador de futebol que o mundo viu, Parabéns Rei Pelé.Obrigado.

  • Tive o privilégio de assistir a despedida de Pelé da seleção aqui em Sampa, genial, essas fotos são históricas, o Rei do futebol, tornou-se patrimônio do Brasil para o planeta ! Viva Pelé ! Merecia homenagem oficial em Brasília.

  • Não ha Maradona no mundo,que possa querer se comparar com nosso rei.
    Assisti muita jogada do rei , igual a ele jamais vai ter outro.Temos mesmo de ter orgulho do maior jogador do mundo,nosso Pelé. Nos orgulharmos mesmo, ele é nosso .

  • Meu pai, apesar de corinthiano, ia assistir aos jogos do Santos por causa do Pelé. Ouvir isso me deu a dimensão do foi esse jogador, do que ele representa para o futebol mundial. Sou são paulino com muito orgulho e honra e igualmente tenho orgulho e honra por termos o melhor jogador de todos os tempos.

  • Gente é fantástico vêr essas fotos,da importância do futebol nos anos 70 é uma década.Nesse ano eu nem era nascida,é muito bom vêr a importância do futebol.Hoje sou torcedora do flamengo.O futebol é vida e saúde.Pelé você é 10 é 100 é 1.000 e 1.000,00 milhão sempre,Parabéns Rei Pelé.

  • Fantásticas fotos do Rei do Futebol!!!
    Esses cabeças-de-bagre de hoje não têm condições nem de engraxar as chuteiras de Pelé. Quem viu, viu; quem não viu, não verá nunca mais. Eu vi…

  • Não vou conseguir comentar,estou emocionado!! VIVA O REEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!

  • Que maravilha!ver e recordaras fotos do rei Pelé,vi e assisti os jogos da copa de 70, melhor seleção do Brasil.Obrigado a todos por esta obra prima do futebol.

  • Que bom que existe o DEDOC. Assim a gente pode apreciar estas obras de arte do Lemyr e do artista-mor Pelé. Obrigado, Abril. Um abraço saudoso

  • 1958, debaixo do pé de mangueira de minha casa ao lado do meu pai,em Caraguatatuba SP, aos 11 anos de idade passei a ser SANTISTA…graças ao Rei do Futebol. Viva o Rei.

  • Este é o nosso Rei do Futebol…As fotos são maravilhosas e nos faz voltar no tempo. Explendido…preciso saber como guarda-las.

  • Momentos marcantes na história do futebol mundial, imagens clássicas em preto e branco captada por Lemyr Martins

  • Essas fotos transmite a emoção que as palvras não conseguem retratar. Viva PELE, voce com 70 é melhor que muitos ai com 20. Parabéns e da-lhe Santos

Deixe um comentário