W. Eugene Smith

O fotógrafo norte-americano W. Eugene Smith (1918-1978) é um clássico – uma unanimidade pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornalística e editorial.

Smith se notabilizou com as reportagens que fez para a revista LIFE entre as décadas de 1940 e 1950. Durante a Segunda Guerra Mundial, estava na mítica batalha de Iwo Jima, cobrindo a ofensiva norte-americana no Japão. Suas fotos de guerra impressionam pela forma como ele se aproximava do combate e mostrava o terror. Smith, por fim, sofreu um grave ferimento que o fez passar por mais de trinta cirurgias.

Foram, porém, suas reportagens com temas sociais que o tornaram uma referência na história da fotografia. Com ele, a fotografia humanística se personifica. Em 1952, Smith publicou na LIFE o seu mais famoso ensaio: Aldeia Espanhola. A reportagem mostrava a rotina medieval de uma vila na Espanha, Deleitosa, durante o governo do ditador Franco. A reportagem retratava a pobreza e o modo precário como os moradores do interior da Espanha viviam naquele período. A reportagem teve uma repercussão imensa pelo destaque que a LIFE lhe deu.

Fotógrafo completo, Smith entrou na agência Magnum Photos em 1955 e continuou produzindo grandes ensaios. Ficava imerso durante meses, até mesmo anos, em um mesmo tema. Seguindo o lema humanista do fotógrafo, a Fundação Eugene Smith premia, desde 1979, fotógrafos com bolsas para o desenvolvimento de ensaios com temas sociais.

Este post contempla algumas imagens de Smith no período da revista LIFE.

Alexandre Belém

Saiba mais sobre W. Eugene Smith:

Ensaio Minamata de 1971

Ensaio Country Doctor de 1948

Ensaio Pittsburgh realizado entre 1955 e 1957

{1} Infantaria da 7ª Divisão do Exército norte-americano durante os ataques ao sul de Okinawa, Japão, durante a Segunda Guerra Mundial – 21 de abril de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{2} Soldado da 7ª Divisão do Exército norte-americano conforta companheiro ferido durante a batalha de Okinawa – 01 de maio de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{3} Soldado durante os últimos dias de combate na ilha de Saipan, Japão, Segunda Guerra Mundial – 15 de julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{4} Aviões da Marinha norte-americana preparam-se para bombardear o Japão – Segunda Guerra Mundial – 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{5} Família de civis japoneses cercada por fuzileiros navais norte-americanos após a batalha pelo controle de Saipan, no Japão – Julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{6} Homem com o filho após a batalha pelo controle de Saipan, no Japão – Julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{7} Capa da revista LIFE mostra fuzileiros americanos explodindo palafita japonesa em Iwo Jima, no Japão – 09 de abril de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{8} Mulheres velam o corpo de Juan Larra na cidade de Deleitosa, Espanha, 1951 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{9} Três membros da Guarda Civil do ditador Franco posam para o ensaio "Vila Espanhola" – Espanha, 1951 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{10} Charlie Chaplin vestido de palhaço para o filme "Luzes da Ribalta" em 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{11} Frank Sinatra durante gravação nos estúdios da CBS em 1947 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{12} Ator Gregory Peck durante as filmagens do filme "Almas em Chamas" em 1950 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{13} Regente britânico Leopold Stokowski durante gravações nos EUA em 1947 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{14} Metalúrgico nos fornos da Monsanto Chemical, Estados Unidos, 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{15} Minério sendo processado nos fornos elétricos da Monsanto Chemical, 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{16} Técnico no Laboratório de Bacteriologia da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos, 1949 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{17} Família assiste ao desfile do rodeio de Kremmling, no Colorado, Estados Unidos, 1948 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{18} Joseph Hunter, manobreiro da linha ferroviária em Youngstown, Estados Unidos, 1949 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{19} Leprosos recebem medicamento no hospital Dr. Albert Schweitzer, no Gabão, 1954 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
{20} W. Eugene Smith conversa com crianças após a batalha pelo controle de Saipan, Japão, 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)

0 thoughts on “W. Eugene Smith

  • Não há palavras suficientes para descrever o trabalho de Gene Smith. Suas fotos falam tudo. É o meu fotógrafo preferido. O que é de se lamentar é que não encontramos para venda um livro que seja com seus trabalhos – e olha que eu já procurei nas melhores livrarias daqui. Procurei até em Montevidéu e Buenos Aires (cidade que tem mais livrarias que o Brasil todo!). Agora é esperar para voltar a N. York, porque lá com certeza, eu vou achar vários livros sobre seu trabalho.

  • Um fotógrafo acima da média. Admirável. Minhas reverências a esse talento da fotografia !!!!

  • Como extrair algo belo do que, ás vezes, não contém beleza alguma?
    Acho que nem quem consegue, ou conseguiu, fazê-lo, como W. Eugene Smith, pode explicar.

  • Um tempo e uma guerra que não vivi.
    Hoje as fotos e os documentários contam, mas são as fotos que mais emocionam.

  • Conheci pela primeira vez, o ano passado,quando fui “obrigada” a fazer um trabalho sobre ele para a faculdade, adorei os seus ensaios e a sua personalidade,comovo-me com as suas fotos, penso nele sempre que pego na câmara, obrigada professor!

  • W Eugene Smith
    Parabéns e obrigado por nos fazer refletir e poder tirar o melhor ensinamento que a vida nos traz e aplicá-lo nos dias de hoje .
    Abraços com carinho

  • O cara sempre será uma inspiração para nós fotógrafos. Um verdadeiro mestre. Um olhar e uma sensibilidade únicos.

  • Trabalho maravilhoso, enriquecedor deste mestre da fotografia. Emocionante em cada virada de fotos. Agradecimentos por nos proporcionar esta riqueza universal.

  • Muito boa a matéria Xande, parabéns.
    Gostaria de ver outras do mesmo naipe. Sugiro o alemão Horst Fass, o francês Henri Huet, o indo-chinês Nick Ut ou o australiano Philip Jones Griffiths. Todos cobriram a guerra do Vietnam e foram da AP.

Deixe um comentário