Foto: Lula Cardoso Ayres
Amanhã, abre a exposição Olhar Guardado – Fotografias de Lula Cardoso Ayres, no Museu de Arte Moderna Aloíso Mahalhães (Mamam), no Recife.
Lula Cardoso Ayres foi um importante pintor, muralista e designer. Também era fotógrafo… Dos bons, com um olhar refinado e linguagem contemporânea. A exposição mostra um material pouco conhecido de Lula e também traz 29 cópias de época. A pesquisa e curadoria são de Georgia Quintas.
Imperdível!
Por aqui… Feliz com mais um belo trabalho de Georgia e triste pela distância. Abaixo, o convite e um trecho de um dos textos que compõem a exposição.
“Muitas vezes, a fotografia se torna ambígua quando realizada por um pintor. É comum que se estabeleça um propósito: a fotografia como esboço para fixar a imagem para trabalhos em outros suportes (pinturas, desenhos, painéis, murais, etc.). Embora, sejam perceptíveis “traços” de imagens fotográficas na pintura de Lula, sua obra fotográfica é autônoma pela qualidade com que se dedicou a esta linguagem, através da força plástica nas composições, na construção das poses e no equilíbrio da luz. Lula Cardoso Ayres aproximou-se das temáticas com olhar de antropólogo e registrou com encantamento poético de artista as particularidades e inquietações sociais que ajudam a nos reconhecermos em nossa cultura.”
Georgia Quintas