Foto: William Eggeston
Por Armando Prado.
O que impressiona no trabalho de William Eggleston, é que ele nos faz sentir como arqueólogos, estudando uma civilização antiga.
Esta fotografia é capa do famoso livro William Eggleston´s Guide.
Em 1976 o MoMA fez a primeira exposição individual inteiramente cor de um fotógrafo com curadoria do lendário John Szarkowski. A exposição causou enorme controvérsia e o crítico do The New York Times, Hilton Kramer, dizia que “as fotos eram perfeitamente banais”. O tempo provou à todos o quanto estavam errados.
Hoje, Eggleston é chamado de “Pai da fotografia cor”.
O triciclo talvez seja a pior coisa para andar, mas nesta foto é fotografado como a coisa mais importante do mundo. Eggleston adotou um ponto de vista ainda mais baixo do que o propietário do veículo, colocando entre as rodas o carro estacionado, na garagem, do outro lado da rua. O paradoxal poder do snapshot.
Para alguns, entre os quais eu me incluo, eles são a chave do reservatório da memória e dos sentimentos.
Vida longa William Eggeston.
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Com a colaboração mais do que ilustre do professor Armando Prado, começo a temporada 2011 da seção A foto que eu queria ter feito. Já são mais de 20 convidados.
Muito interessantes todos os comentários. Este com a foto do Eggeston me chama mais atenção por que a fotografia exerce um papel muito especial e importante que o cidadão ás vezes nem percebe. Que é conduzir o olhar dele para um ponto ou para um entendimento que não é aquele que ele o teria em condições normais de pressão e temperatura. Esta foto é um exemplo disso. Por acaso fiz uma foto com exatamente este espírito recentemente… da qual se encaixariam as mesmas palavras do bloguista…. que legal. Pena nao poder coloca-la aqui e agora neste texto pra compartilhar esta pauta.
Realmente o ângulo escolhido dá uma imponência interessante a um mero triciclo infantil…
Obrigado por compartilhar o nome de Eggleston – adoro conhecer os mestres da arte da fotografia, e este certamente é um deles.
LInda imagen. Valeu por compartilhar.