Como muitos devem saber, Henri Cartier-Bresson não só fez fotos com a lente 50mm, já cropou foto e fez imagens coloridas.
Tudo isso pode parecer estranho mas não é.
Durante alguns anos, HCB fez várias pautas encomendadas com filme colorido, principalmente para as revistas Life, Stern, Camera e Paris Match. Isso foi na década de 1950 e, basicamente, as reportagens eram na China e Indonésia.
Neste post, reproduzo uma destas reportagens publicada na Life de 5 de janeiro de 1959.
Pra constar (vício de jornalista, necessidade da fonte): a extinta e saudosa revista Fotosite havia feito uma longa matéria sobre o assunto, e publicado algumas imagens. O livro H C-B, o século moderno também faz a referência.
Preto e branco ou colorido, o HCB é simplesmente genial!
Com muito trabalho duro e um olhar clinico em todos os assuntos que se engajava o HCB traz as suas fotografias histórias contadas nos famosos instantes decisivos. Que não precisam de mais explicações…
Alexandre, bela matéria!
Alex josias!
Apos o lançamento da biografia,”O olhar do Século.” (Pierre Assouline)e da morte de Cartier Bresson muita coisa voltou a ser rediscutida. Aleluia!!! Pois como escreve aqui Alexandre Belém: Não é mais novidade que havia um homem, um grande fotografo mas também um mito. O mito como sabemos não tem a mínima obrigação de ser verdade…. Chega de acreditar em histórias e super heróis. Faz bem a nos todos saber a verdade e que é apenas cinco por cento talvez de inspiração, o resto é trabalho duro e muita relação. Disciplina dizia Bresson, disciplina!…Legal a matéria Alexandre!!!
Moizes Vasconcellos.