PROFESSORA
Georgia Quintas
DESCRIÇÃO
A imagem do corpo sempre habitou a história da fotografia, sempre pertenceu a estágios de representações que vão além das aparências. O corpo – enquanto território de articulação de discursos por entre esferas de símbolos, poder, erotismo, sexualidade e identidade –, propõe no campo da linguagem fotográfica o adensamento dos domínios do desejo. Nesse caminho, o curso propõe a reflexão sobre as camadas filosóficas das várias metamorfoses pelas quais o corpo desejou expressar-se por tempos, memórias, posturas subversivas, ficções, performances e potências imaginárias através da fotografia.
Acreditamos que a dicotomia entre fragilidade e êxtase além de refletir contextos autorais e sociais, lance luz sobretudo para o que chamamos de empoderamento do corpo e sua consequente autonomia discursiva de problematizar o desejo.
O Desejo do Corpo na Fotografia é um dos módulos do grupo de estudos Poéticas e filosofia da imagem fotográfica, dirigido para todos aqueles interessados em refletir sobre a fotografia como forma de pensar. O grupo tem como eixo programático linhas teóricas sobre o estudo da imagem com o objetivo de ampliar a percepção sobre a linguagem fotográfica. As aulas priorizam a reflexão dos discursos poéticos através do campo de análise das narrativas visuais. Tais abordagens visam ampliar a construção interpretativa de como nos relacionamos com a fotografia, assim como a produção de sentido sobre o fotográfico.
* Imagem de E .J. Bellocq (American, 1873–1949)