Sabe um livro gostoso de ir passando as páginas? É Guilherme Gaensly da Cosac Naify, produzido em coedição com a Secretaria Municipal de Cultura e a Casa da Imagem, aqui de São Paulo. O livro foi lançado em 2011, junto com a exposição “Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita” e conta com imagens feitas entre 1890 e 1920.
Um primor de acervo que merecia um livro digno, sem dúvida. Imagina os arquivos, coleções e acervos por este Brasil que merecem uma publicação como esta?
Além das imagens de São Paulo, textos fundamentais de Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior e Hugo Segawa. Além dos comentários (das imagens) de Henrique Siqueira, da Casa da Imagem.
Para sintetizar melhor e com mais gabarito, palavras do gente-boa Pedro Vasquez:
“Guilherme Gaensly é uma obra perfeitamente embasada em termos fotográficos, arquitetônicos, urbanísticos e históricos. Mas é também um sedutor álbum de vistas de São Paulo, primorosamente impresso, que pode ser apreciado pelo leitor comum apenas em virtude da sua beleza e do seu poder de evocação da belle époque paulistana”. (Fonte: Cosac Naify).
Largo de S. Bento
Avenida Paulista
Rua João Alfredo
Santa Cecília e Vila Buarque