Maureen Bisilliat: Fotografias

Comentários 2

bisilliat

Foto: Maurren Bisilliat/Divulgação

Quando entrei na exposição da fotógrafa Maureen Bisilliat, senti que ia ver alguma coisa muito boa. Quando saí, a sensação foi de satisfação.

Não falo só de fotografia na parede. Falo de uma obra magnífica que lhe deixa anestesiado. Para quem conhece a obra de Maureen, não se engane… A exposição vai mostrar muito mais. Dividida em salas temáticas, cada canto é uma viagem e um frio na barriga surge, esperando pela próxima sala. É assim a exposição: uma aula de montagem, impressão, iluminação, ideia. Uma aula de sensibilidade, dedicação ao trabalho e uma fotografia tocante.

Uma das últimas salas é bem interessante e é dedicada aos livros, ou melhor, ao fazer livros. A sala mostra provas, fotolitos, tintas, chapas, tudo que uma gráfica tem e até um pouco do cheiro daquele ambiente. Como escreve Maureen, “escrever um livro é solitário, fazê-lo existir é fruto de união”. E num recorte de jornal, a fotógrafa dispara: “Fotografar não é só fazer ‘clic’ com o disparador e em seguida esperar uma grata revelação: fotografia é arte que exige conhecimento” (Jornal da Tarde, 13/04/1996).

O ano só começou e não sei o que virá de exposições por aí. Sei que essa será uma das grandes do ano… Em dezembro, vamos conferir.

A exposição se chama Maureen Bisilliat: Fotografias e ficará até 4 de julho na Galeria de Arte do SESI – Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1313 – São Paulo – Metrô Trianon-Masp.

Algumas fotos, aqui.

Para saber sobre Maureen e sua exposição, na opinião de Juan Esteves, Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Júnior.

Dica: não entre com pressa. Tenha tempo.

Comentários 2

Deixe um comentário