No dia 4 de agosto, o fotógrafo Iatã Cannabrava estará lançando o livro “Uma Outra Cidade”. O livro traz as imagens de um grande ensaio realizado (entre 2000 e 2009) por Iatã nas periferias de grandes cidades da América Latina.
Foi um trabalho de fôlego e envolvimento.
Por duas vezes, vi um slideshow com fotos deste projeto de Iatã e fiquei bastante contente em ver foto boa. Em toda a dinâmica do aprendizado fotográfico (ler, estudar, conversar, escutar, fazer, etc), o que mais gosto é de “ver foto boa”.
No livro, me agrada os formatos panorâmicos e quadrados (6×6) das fotos. Me agrada alguns “conjuntos”, como os carros, as garagens, as grávidas, os bares, os muros. Iatã passeia por um fotojornalismo-documental-contemporâneo-estético-cromático que acho sensacional.
Como se trata de um trabalho que já vem de anos, Iatã já expos partes do projeto em vários lugares. Porém, quem quiser apreciar 50 fotografias que fazem parte do livro, num tamnho maior, não percam a exposição “Uma Outra Cidade”, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Ela fica em cartaz até 23 de agosto.
Entrevista com Iatã Cannabrava no Olha, vê.
Fotos: Iatã Cannabrava
Será que essa exposição vem ao Rio, Alexandre? Gostaria de ver e gostei do conceito de estético-cromático colado ao documental, pq eu não gosto muito de fotojornalismo duro e cru, simplesmente. Vi agora uma exposição sobre a Fome no CCBB e achei tão complicado de apreciar algumas fotos, por tantas razões, a mais óbvia seria um certo populismo e outro tanto de demagogia. Mas algumas outras fotos são fortes, belas e me tocam, enfim, é um tema difícil.
um abraço,
clara lopez