Composição visual, fotografia e internet

Deixe um comentário

©Lali Masriera

Na próxima semana, a designer e fotógrafa catalã Lali Masriera estará ministrando um workshop aqui no Recife. Lali estará participando da exposição “Espelhos meus”. Abaixo, toda a programação:

Composição visual, fotografia e internet no Murillo La Greca

Estão abertas as inscrições para a oficina “O olhar livre: composição visual, fotografia e internet”, que será ministrada pela espanhola Lali Masriera, uma das artistas participantes da exposição coletiva Espelhos meus, que fica em cartaz no Museu Murillo La Greca entre os dias 3 de junho e 12 de julho, através do Projeto Amplificadores 2008. As aulas serão realizadas de 4 a 7 de junho, no próprio museu, e são gratuitas.

Designer por formação e fotógrafa por paixão, Lali mescla um pouco das duas áreas, procurando passar noções básicas de composição visual através da imagem fotográfica como ferramenta do olhar. Descoberta pela curadora da exposição através da rede virtual Flickr, a catalã dedica um dos dias da oficina à internet como uma possibilidade de compartilhamento visual. Uma página do Flickr com o trabalho da turma será criada.

Para participar das aulas, basta gostar de fotografar e já lidar com a imagem de alguma maneira – de forma profissional ou amadora. São 20 vagas. De quarta a sexta, as aulas serão realizadas à noite, das 18h30 às 20h30, e no sábado, das 14h às 17h, com passeio fotográfico entre os alunos que culmina num brunch de encerramento com projeção de imagens do curso aberta ao público.

As inscrições estão abertas na sede do Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim), das 9h às 17h, e acabam quando as vagas forem preenchidas. Informações: 3232-4276.

Sobre a oficina

Público-alvo: profissionais que lidam com a imagem, alunos de universidades e escolas públicas e privadas da cidade, além de público geral interessado.

Pré-requisito: gostar de fotografar e, de preferência, ter uma câmera fotográfica (não necessariamente profissional). É bom ter noção de internet. Não haverá seleção.

Programa das aulas:

* 4 de junho, das 18h30 às 20h30:

– Apresentação e introdução: a artista, os participantes e o tema proposto pelo workshop.

– Introdução às noções básicas da composição visual: conversando sobre os elementos básicos (linhas de perspectiva, diagonal etc.) que podem tanger diferentes ambientes pictóricos, como web design, design gráfico, pintura, fotografia etc.

– Diferenças entre elementos objetivos e subjetivos numa composição.

* 5 de junho, das 18h30 às 20h30:

Utilizando a fotografia como ferramenta (análises e exercícios práticos):

a) Fotografia como ferramenta para compor

Apresentando a fotografia como uma ferramenta que ajuda na prática da composição, através da análise de diferentes imagens escolhidas. A proposta é exercitar o olhar para tentar entender o que e por que são elas grandes composições, e em que aspectos podem melhorar.

b) Fotografia como ferramenta para aprimorar habilidades criativas

Web design como exemplo. Casos de como podemos inserir nosso conhecimento de composição no universo do web design. Caminhos de interface entre as duas mídias para conseguir melhores resultados.

c) Fotografia como ferramenta para “interpretar a vida”: interpretação visual do dia-a-dia. Construindo estratégias criativas do olhar em ambientes banais do cotidiano. Apresentação sobre como a fotografia pode ser um caminho para interpretar o banal. Como encarar de forma diferente objetos, sentimentos e situações comuns da nossa rotina. Como a fotografia ajuda a entendermos nosso entorno e nossas relações com a sociedade. Dicas criativas para fazer com a câmera fotográfica.

* 6 de junho, das 18h30 às 20h30:

– Fotografia e internet – liberdade e oportunidade: utilizando redes culturais e sociais do universo on-line para compartilhar, aprender e aprimorar habilidades criativas. Trabalhando exemplos de comunidades virtuais de trocas visuais, como Flickr, Panoramio etc…

– Proposta de criação de uma página no Flickr para postar os trabalhos realizados na oficina com os participantes.

* 7 de junho, das 14h às 17h:

– Encerramento das aulas com passeio fotográfico pelo museu e entorno.

– Brunch com projeção de imagens aberta ao público.

Deixe um comentário