[ QUEM ] Akihiro Furuta.
[ ONDE ] Tóquio, Japão.
[ PORQUE] Conheço Akihiro Furuta da internet. Desde que “ando” pelo Flickr, as imagens de Akihiro me impressionam. Já citei sobre ele aqui no Olha, vê. Akihiro me revela um cotidiano de beleza e tranqüilidade. O tema é único: a família. E, tecnicamente falando, as imagens são uma beleza de 6×6: retratos simples e bem resolvidos. A entrevista foi pequena. Havia trocado uns e-mails com ele e aproveitei para fazer o convite. A resposta foi positiva, mas avisou que era fraco no inglês (“I am weak” ). Respondi: melhor fraco no inglês do que português vs. japonês. Quando quiserem relaxar vendo belas imagens, vá ao Flickr desse oriental.
Abaixo, algumas fotos e a entrevista.
Peace bicycle
Beautiful life
Scenic family
Kamukura story
Como você encontra tanta beleza e felicidade no seu dia-a-dia?
Fotografo uma vez por semana e para mim, fotografia é vida e trabalho. Atualmente, eu não estou interessado em nada além de fazer muitos retratos.
A família é “assunto” ou “inspiração”?
Objetividade e inspiração. Mesmo que eu veja “amor” no meu filho, eu não tirarei a foto se o fundo/cenário não estiver bonito.
Por que retratos?
Trabalhar com “pessoas” é algo bonito. Por isso eu faço retratos.
Mesmo com o crescimento da tecnologia digital e dos milhões de pixels, por que fotografar com uma câmara Twin-Lens Reflex e filme?
O filme 120 gera boas imagens e o formato quadrado é a base da minha fotografia. Sobre a câmara TLR, o som do obturador é tranqüilo e calmo. O retratado não se sente coagido.
Qual a imagem você tem do Brasil ?
Eu gosto da música brasileira e das pessoas.
Pingback: Olha, vê | Alexandre Belém » O bonde está andando…