Pensei que fosse coincidência…

Comentários 9

©Charles Ommanney/16out2008/Getty Images

Quando recebi a assinatura da Folha de S. Paulo de ontem (domingo) e vi a foto de Barack Obama na primeira página, olhei logo o crédito. A foto é muito legal e atraiu a minha atenção. Era de Charles Ommanney, da Getty Images.

Tinha colocado um post sobre ele no dia 3 de novembro, clique aqui. Achei coincidência e fiz o post A Folha gostou.

Para a minha surpresa, Carla Romero (Editora Adjunta de Fotografia da Folha de S. Paulo) fez um comentário no post explicando que não foi coincidência. Com a palavra, Carla:

Oi Alê, essa capa da Folha nasceu aqui. Quando fui cobrada por uma imagem impactante e inédita lembrei da sua nota. Vim ao “Olha, vê”…fui à Getty e horas depois a fotaça estava na primeira página. Ficou legal, né?
Até mais
Carla

Para mim, foi uma recompensa pelo esforço e dedicação em fazer o Olha, vê. A coincidência é a “figura” de Carla Romero. Ela e seu blog, o Granulado, foi inspiração e estímulo para eu criar o Olha, vê.

Valeu Carla!

Comentários 9

  1. anderson 19/11/2008

    E vamos parar com essa sessão de rasgação de seda, né…. Daqui a pouco ninguém mais vai nos levar a sério.

  2. anderson 19/11/2008

    Oi Carla,

    A honra seria mútua. Sou também um assíduo leitor – e fã – de suas notas.

    Agora, só para esclarecer, meu comentário não foi para arrumar emprego nem tampouco para descolar uma hospedagem grátis na praia em minhas próximas férias.

    Escrevi para elogiar trabalhos que me fazem ainda ter um pouco de esperança na fotografia/fotojornalismo de nosso país. Se esse barco – o da fotografia de imprensa – por algum acaso não naufragar, é só pelo trabalho e atitude de pessoas como você, que acreditam que o melhor ainda está por ser feito e que torcem para que o pensar ainda faça diferença.

    Beijos e, de novo, parabéns.

  3. Anderson,
    Acho o seu olhar pra lá de especial. Por aqui as portas estão abertas para você. Seria uma honra tê-lo por perto.

  4. E aqui é, sem dúvidas, uma fonte de inspiração, Belém!

  5. Vagas também se criam… você bem sabe que a questão de vaga é oportunidade. É ter a sorte de estar no lugar certo na hora certa. Perguntei se era piada, num me leve a mal. É que é de se estranhar um profissional do seu quilate perguntar se tem vaga em jornal de Pernambuco, somos todos admiradores do seu trabalho… para nós soa estranho, porque oque assistimos anos após anos foi a migração de bons profissionais formados pelas bandas de cá para o eixo sul-sudeste do país em busca de melhore$$$ condições de trabalho e publicação. De um tempo para cá isso minguou e o caminho inverso já está acontecendo. Gente que não queria mas ouvir falar em jornal sinaliza em voltar. O mercado local tá procurando fazer a sua parte, seja com bons trabalhos de reportagens ou com o agenciamento do material das suas equipes, no nosso caso a vitrine é a JC Imagem.
    E quando você tiver pelas bandas de cá e quiser nadar com os tubarões e subir ou descer e subir as ladeiras de Olinda entra em contato com a galera… pernambucano é bom anfitrião.

  6. anderson 13/11/2008

    O especial hanseníase do Diário de Pernambuco pode ser visto aqui:

    http://www.pernambuco.com/diario/especiais/hanseniase/

    Parabéns também para as meninas do Diário, Alcione, Marcionila e Silvia.

    Eu troco, no ato, a Fazenda pela Praia. A rampa do Congresso pela ladeira de Olinda. Nado, de bom grado, com os tubarões de Boa Viagem só para não mais entrar na sala da lula do Planalto.

    E quanto à vaga, era piada mesmo. Sei perfeitamente que hoje não tem vaga em lugar nenhum.

  7. Anderson, faço coro ao Henrique e agradeço como um dos autores do trabalho sobre a Fome, juntamente com Rodrigo Lôbo, fico extremamente lisonjeado com um elogio desse partindo de você. Estamos aqui em Pernambuco, tentando nos fazer ver, ouvir e mostrar que a fotografia brasileira não se resume aos eixos sul, sudeste e centro-oeste do país.
    Quanto a mudar pra Recife você deve estar de piada né? e ainda mais perguntar se tem vaga!!! hahaha

  8. Grande Anderson,
    Fiquei muito feliz em ler seu elogio (vou repassar ao Rafael), principalmente por curtir bastante o seu trabalho. Como disse nos comentários do blog do Versiani (http://www.picturapixel.com/blog/?p=11677), o apoio do Toni e Cia para criarmos (foi algo realmente coletivo), e depois a defesa para publicarem foi DEZ.

    Aproveitando, onde consigo ver o especial hanseníase?

    Abração,
    Heu

  9. anderson 11/11/2008

    Genialidade é privilégio de muito poucos, mas inteligência deveria ser pré-requisito para se trabalhar em um jornal.

    Muito bom o trabalho que a fotografia da Folha vem emplacando nos últimos tempos; trabalho inteligente, bem-feito e, sobretudo, honesto para com os leitores que, a julgar pela vertiginosa queda nas tiragens, estão finalmente deixando de ser bobos.

    Desligar o piloto-automático e pensar um pouco é o que todos deveriam estar fazendo agora dentro das redações. Parabéns a Carla e, ainda em tempo, parabéns também a Henrique Manreza e Rafael Hupsel pela foto da faixa de pedestres.

    E para finalizar a sessão de elogios, excelentes também são os cadernos especiais dos jornais de Pernambuco: vidas invisíveis, geografia da fome, hanseníase…

    Estou até com vontade de mudar para Recife. Ou para São Paulo. Tem vaga?

Deixe um comentário