Juan Esteves

Deixe um comentário

Foto: Juan Esteves –  Thomaz Farkas, 2005

Dentre os nomes mais significativos de quem escreve, estuda e participa do processo crítico da fotografia brasileira, está Juan Esteves. Na verdade, ele consegue discorrer sobre a liguagem fotográfica com a mesma propriedade com a qual fotografa. Juan é uma grande fotógrafo. Assim como outros que transitam entre o verbo e a imagem, a contribuição de Juan Esteves já faz parte de nossas fontes.

Quando entrevista um fotógrafo, revela-nos filigranas biográficas do entrevistado. Seus textos alinham-se a contextos históricos, sociais e técnicos da fotografia. Uma verdadeira e bela aula. São didáticos, elegantes e ponderados. Trazem sempre considerações importantes, além da profusão de dados, fatos e informações. É como se houvéssemos perdido uma parte da história da fotografia e que ele nos narra com precisão de detalhes.

Quando li sua entrevista no Olhavê, tive a certeza de que se trata de uma testemunho histórico – enriquecedor por suas opiniões e pela lembrança sempre de grandes nomes da história da fotografia. É mais um a nos ajudar a compreender sobre este vasto território reflexivo que é a imagem fotográfica.

Deixe um comentário