Clássicos são sempre inspiradores

Comentários 2

Foto: Walker Evans, 1930

Com a manhã da quarta-feira ocupada com compromissos, aproveitei o resto de um dia frio aqui em São Paulo e segui para o Sesc Pinheiros e vi a exposição Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo e a Bressonianas. Clássicos são sempre inspiradores. Bressonianas, exposição de brasileiros inspirados em HCB, poderia ser um detalhe pequeno dentro dos três pisos do Sesc só com fotografias. Não é! É uma bela mostra com fotos maravilhosas e montagem dez. Para mim, montagem nota dez é simplicidade e eficiência caminhando juntas.

Pela noite, fui no lançamento do livro Imagens do Sagrado do professor da Unicamp Fernando de Tacca. Um dos grandes pensadores da fotografia brasileira. Passei correndo para depois, a convite de Juan Esteves (já que o acesso era só para convidados), ir até a abertura da exposição Walker Evans no Masp. Esta mesma mostra, já tinha visto em Madri no mês de março. Como disse antes… Clássicos são sempre inspiradores.

O melhor da noite foi bater um papo com Armando Prado e Marcelo Pallota, ambos do coletivo SX-70. Armando estava aparentemente emocionado em ver Evans e, quando nos despedimos, havia lágrimas nos seus olhos. Isso porque ele ainda não havia chegado ao final da exposição, onde estão as Polaroids de Evans.

Voltando para o hotel, me dei conta que dois dos principais fotógrafos do século 20 estão em São Paulo: Cartier-Bresson e Evans.

Mais Walker Evans no Olhavê.

Quer ver o que o pessoal do SX-70 faz? Aqui!

Comentários 2

Deixe um comentário