O conteúdo não pode ser alterado

Comentários 26

Foto: Francesco Zizola | Raw + Tratada pelo 10B

Não quero levantar novamente a lebre sobre tratamento, raw, etc. Mas, vou trazer de volta um post antigo (15 de abril) do Olhavê que bateu o recorde de comentários: Muito Photoshop?  

Hoje, a partir do Twitter do fotógrafo Jean Schwarz, cheguei no site da 10B Photography (empresa de tratamento de imagem) onde tem uma matéria com o título “Fotojornalismo e ética no laboratório digital…” que trata da desclassificação do dinamarquês Klavs Bo Christensen de um concurso por ter dado um tratamento “exagerado” nas fotos. Todos os detalhes estão no post que mencionei acima.

 A 10B trata imagens para a Noor, AFP, Magnum, VII, Contrasto, entre outros clientes. 

Bem, a matéria é quase uma aula com jeito de manifesto (ou o contrário) contra a desclassificação do dinamarquês. Bastante interessante! São várias páginas com exemplos de tratamentos feitos pela 10B para fotógrafos “ilustres”. A foto de Francesco Zizola que ilustro este post, por exemplo, ganhou um prêmio do World Press Photo em 2007. Zizola participou do 5º Paraty em Foco e foi entrevistado pela jornalista Simonetta Persicheti. Ele é fotógrafo da Noor e um dos proprietários da 10B.

Por curiosidade, fui no site do World Press Photo 2010 ler o regulamento. Acho que eles acrescentaram um novo item e para quem está preparando material para este ano, o item 15 é bem claro:

O conteúdo da imagem não pode ser alterado. Apenas são permitidos retoques que estejam em conformidade com os padrões atualmente aceitos na indústria. O júri é quem tem a palavra final em relação a estes padrões e pode, segundo a sua opinião, solicitar o arquivo original, não retocado conforme captado pela máquina fotográfica ou uma digitalização sem tonalidade do negativo ou diapositivo.

E agora?

“O júri é quem tem a palavra final”

“retoques que estejam em conformidade com os padrões atualmente aceitos na indústria”

Foto: Paolo Pellegrin/Magnum | Raw + Tratada pelo 10B

Comentários 26

Deixe um comentário