Retrospectiva 2009

Comentários 12

Depois de postar tantas Pictures of the Year, resolvi fazer um post retrospectiva do Olhavê. Nada mais justo em um ano tão importante e bom para o blog.

Em 2009, as coberturas foram um ponto importante para o Olhavê. Além do FestFotoPoa (Porto Alegre), Paraty em Foco, Semana de Fotografia do Recife e do Seminário Internacional “As invenções da Fotografia Contemporânea” no Itaú Cultural (São Paulo), o Olhavê também esteve no PhotoEspaña 2009 com a cobertura do amigo Toni Pires.

Uma das maiores realizações de 2009 foi ter coordenado e editado o blog do 5º Paraty em Foco, além de participar de algumas mesas por lá. Experiência maravilhosa!

Dei continuidade à seção Entrevistando e criei mais quatro seções: Papo rápido, Mostre o seu Raw, Processo de criação e, a mais recente, A foto que eu queria ter feito. Continuaremos em 2010!

Em outubro, para comemorar o dois anos do blog, o Olhavê realizou dois eventos no Recife e Olinda que contou com a presença do fotógrafo Anderson Schneider.

A premiação de melhor Blog/Site do O Melhor da Fotografia, Brasil 08/09 foi, verdadeiramente, um “prêmio” para encerrar o ano. Além de ter ficado entre os cinco melhores nas categorias Editor e Jornalista.

Em novembro, com Georgia Quintas, o Olhavê lançou o site Perspectiva. É um desmembramento do blog que pretendemos tocar com muito carinho e dedicação.

Há poucos dias, o Olhavê começou uma parceria com o portal pernambucano JC Online.  Com isso, pretendo atingir outros segmentos e levar a fotografia para outros públicos. Confesso que fiquei bastante feliz em verificar que, em poucos dias, vários posts do Olhavê foram chamadas na Home do JC Online. Bom para a Fotografia.

Este post está variando entre a primeira e terceira pessoa, notaram? É porque o Olhavê sempre foi feito, e é feito, com a ajuda e participação efetiva de colaboradores. Sem eles, não existiria nenhuma seção que citei acima.

A audiência tem subido espantosamente. Porém, acredito mais na audiência qualitativa do que na quantitativa. Me orgulho profudamente em ver comentários de pessoas que são extremamente importantes para a fotografia brasileira e que estão por aqui no Olhavê. Além disso, o blog tem atravessado fronteiras e conquistado leitores na América Latina, Portugal e Espanha.

No mais, é tocar os posts e não parar.

Até sexta-feira que já será 2010!

Comentários 12

  1. Sinceros agradecimentos por nos presentear o ano todo com o Olhavê. Trabalho dos mais significativos para a fotografia barsileira.
    Que 2010 seja um ano de muitas alegrias e muita LUZ!!!
    Saudações do amigo e fã.
    Toni Pires

  2. Helio Rocha 03/01/2010

    Alexandre:

    Parabéns pelas realizações de 2009. Que 2010 seja cheio de novos frutos. E vida longa ao OlhaVê!

    Abraços Helio

  3. Leo,

    Estava para agradecer aos comentários… Depois desse, me apressei! 🙂

    Valeu pelos elogios. 2009 foi legal também por conhecer pessoalmente um montão de gente. Lá no começo do ano, foram vocês do Garapa. E você é um cara que gosto muito.

    Abraços em Rodrigo e Paulo.

    Obrigado Mônica, Michael, Priscilla, Ana, Ivi, Clara e Alexei.

  4. é isso aí, vamos em frente que atrás vem gente!
    beijão pra tu, feliz 2010 pra família!

  5. 2009 foi um ano incrível pra o Olhavê, e pra fotografia como um todo, que so ganha com essas conquistas!

    Que 2010 seja ainda melhor!!

    Grande abraço pra você e pra todos que contribuem, visitam e curtem o Olhavê!

  6. Um ótimo 2010 para seu blogue, para você e sua família!
    Venho sempre aqui e admiro muito seu trabalho, Alex, que ele continue sempre forte e interessante.
    um abraço,
    clara

  7. Alexei Joseph 29/12/2009

    Isso tudo é fruto de muito trabalho
    Sucesso Cara
    Feliz 2010 para o OlhaVê e pra todo mundo que curte

  8. Belem, o Olhave certamente teve um 2009 de enorme crescimento, amadurecimento e sucesso. Fruto de uma visao inteligente e de um conjunto de temas, acoes e pessoas que fazem um trabalho de enorme qualidade e importancia para a fotografia.
    Parabens e que 2010 seja ainda muito melhor que esse ano que passou!
    Grande abraco!

  9. Mônica Maia 29/12/2009

    Alexandre Belém,
    Muito SUCESSO (sem fronteiras) em 2010. O Olhavê brilhou em 2009 e vai continuar nos trazendo muita LUZ nos próximos anos.
    bj gde

Deixe um comentário