Rosângela Rennó

Comentários 3

Foto: Rogério Reis/Yashica Mat 124 B | Da série A Última Foto, 2006 | Díptico, foto e câmera fotográfica emolduradas

Por Rosângela Rennó.

Sinceramente, não há nenhuma foto que eu diria que gostaria de ter feito. Pode parecer estranho mas tenho boas razões pra afirmar isso. Em primeiro lugar, muita gente sabe que não sou muito chegada no “clic” e prefiro mil vezes mais “ver” e “editar” do que “fotografar”. Em segundo lugar, o que me encanta é, justamente, o fato de ela ter sido feita pelo OUTRO e, na verdade, quando gosto de algum tipo específico de abordagem, prefiro muito mais convidar o dono daquela “mirada” para trabalhar comigo do que pensar em como seria, se aquela “mirada” fosse minha. (mais uma simbiose do que um parasitismo…). Pra finalizar, de uma forma geral, gosto mais do “modo de ver”, do autor, do que da foto, propriamente dita.

Comentários 3

  1. Engraçado porque toda vez que Rosângela apresenta um trabalho ela refaz fotos, não é?

    Ou por edição, ou por tirar um tanto das imagens, ou pintá-las de vermelho,enfim, se fazem outras fotos.

    Acho que ela gostaria de ter feito todas as que ela usou até hoje e por isso as refez. Até quando outras pessoas descrevem fotos, como aquelas páginas no Arquivo Universal, se refazem as fotos, as que não estamos vendo, só lendo-as. E se refazem por ela, e de novo, não é?

  2. Uau, pra começar bem o ano… Pq aprendemos muito, mas muito mesmo com a sua ‘mirada’ Rosangela!
    Parabens Belem pela convidada! bj

  3. Rosangela é uma dessas pessoas raras.
    Fez muito sentido te-la lido hj, nesse que dizem ser o primeiro dia útil do ano! E que brincadeira louco essa da semiologia, útil é aquele no qual trabalhamos em troca de algo, em sua maioria, dinheiro.
    Reverter a lógica e pesar em simbioses, colaborativismo, é sim ir contra o parasitismo, entre a utilidade do que apenas auto-beneficia.
    Útil é então aquilo que dialogo conosco, nos faz pensar, refletir, rever… útil é o outro!
    Beijo Belém, me traz outro bolo de rolo!

Deixe um comentário