Manualmente

Andei vendo (em alguns sites de publicidade) sobre um anúncio impresso das sandálias Havaianas que foi feito sem Photoshop (sem Photoshop, creio que seja sem manipulação, etc). Tudo foi construído e é real, fotografando as peças na praia, etc… Fora o trabalho dos infernos que foi, o que achei interessante foram os comentários e as opiniões nos blogs.

É impressionante como toda essa coisa de Photoshop, tratamento, programa, sei lá mais o que, cria-se um clima de ruim vs. bom, certo vs. errado… São tantas discussões e temas mais interessantes, e pertinentes, que não atiçam comentários…

Achei legal a iniciativa e a discussão nos comentários são bem interessantes. Não percam: Aqui, vários comentários e opiniões.

Aqui, no blog e-Code, a repercussão que teve a ação após o anúncio. Na verdade, o burburinho e as ações derivadas se tornaram maior do que a própria campanha publicitária.

Abaixo, o vídeo do making of :

6 thoughts on “Manualmente

  • Acho um desperdício de madeira. Poderia ter feito uma maquete em tamanho miniatura se a graça é a realidade.
    A peça não tem manipulação(colagem) mas como todas a imagens publicitárias passa por tratamento de imagem.

  • Coloca um pedaço de metal dourado, um pouco inclinado, atrás de uma garrafa de cerveja e de um copo com o mesmo líquido, rebatendo a luz que parte do lado da camêra e teremos uma cerveja mais gostosa de ver;
    Coloca uma secretária e todo um mobiliário de escriório no fundo e um tanque, uma camêra que use filme, luz isolada para não matar ninguém, e vários mergulhadores para fazer uma chupeta na modelo e a foto ficará pronta – a técnica da foto está engatada na rede…- e não levará seis meses de photoshop para fazer uma peça chata, vazia e cansativa, como tenho visto por aí. Dean Collins, Meca Assumção, Tripoli, Clicio, Giacomo e tantos nunca se aperiariam para fazer uma gelada suar e te empurrar para o boteco. Quando pensar em beber não dirija… Beber cerveja, faz crescer a barriga e dá cirrose hepática… Pergunta para os pagodeiros. hahaha Hasta la vista!

  • Engraçado… eu vi o vídeo inteiro uns dias atrás e fiquei impressionado com a produção. Mas depois encontrei a foto em uma revista e achei que eles abusaram do photoshop na hora de ressaltar as cores. Deixaram tudo tão saturado e sem textura que ficou parecendo 3D.
    Como fotógrafo, fiquei com a impressão de oportunidade perdida. Adoraria ver algo mais próximo de uma foto real em um anúncio de alta visibilidade.
    Mas o resultado final ficou lindo, claro.

  • Sem photoshop é piada mesmo. Basta ver a o clique final e a campanha pra saber que obviamente foi usado Ps na finalização. É uma besteira essa briga. Uma campanha como essa só justifica o custo pra se fazer dessa maneira “real” exatamente pelo burburinho que causou. Nada mais justifica e olha que aqui fala um homem que adora um filme e sua hasselblad.

  • Pois é. Acho que o cliente está satisfeito pelo alcance.
    Quando eu pensei que veria uma propaganda da havainas aqui? Até já vi propaganda de câmeras, mas não de chinelos. 🙂

    De qualquer forma, no meu tempo havaianas era chinelo que não soltava as tiras e não tinha cheiro (e o pessoal virava e usava com a parte colorida para cima). Hoje eles conseguiram reverter o quadro e até é um chinelo bem conceituado em muitos lugares.

  • que legal que tem gente fazendo trabalho assim. sinal de que o tradicional vai sobrevivendo ao lado do photoshop e do CGI.

Deixe um comentário