Andei vendo (em alguns sites de publicidade) sobre um anúncio impresso das sandálias Havaianas que foi feito sem Photoshop (sem Photoshop, creio que seja sem manipulação, etc). Tudo foi construído e é real, fotografando as peças na praia, etc… Fora o trabalho dos infernos que foi, o que achei interessante foram os comentários e as opiniões nos blogs.
É impressionante como toda essa coisa de Photoshop, tratamento, programa, sei lá mais o que, cria-se um clima de ruim vs. bom, certo vs. errado… São tantas discussões e temas mais interessantes, e pertinentes, que não atiçam comentários…
Achei legal a iniciativa e a discussão nos comentários são bem interessantes. Não percam: Aqui, vários comentários e opiniões.
Aqui, no blog e-Code, a repercussão que teve a ação após o anúncio. Na verdade, o burburinho e as ações derivadas se tornaram maior do que a própria campanha publicitária.
Abaixo, o vídeo do making of :
Acho um desperdício de madeira. Poderia ter feito uma maquete em tamanho miniatura se a graça é a realidade.
A peça não tem manipulação(colagem) mas como todas a imagens publicitárias passa por tratamento de imagem.
Coloca um pedaço de metal dourado, um pouco inclinado, atrás de uma garrafa de cerveja e de um copo com o mesmo líquido, rebatendo a luz que parte do lado da camêra e teremos uma cerveja mais gostosa de ver;
Coloca uma secretária e todo um mobiliário de escriório no fundo e um tanque, uma camêra que use filme, luz isolada para não matar ninguém, e vários mergulhadores para fazer uma chupeta na modelo e a foto ficará pronta – a técnica da foto está engatada na rede…- e não levará seis meses de photoshop para fazer uma peça chata, vazia e cansativa, como tenho visto por aí. Dean Collins, Meca Assumção, Tripoli, Clicio, Giacomo e tantos nunca se aperiariam para fazer uma gelada suar e te empurrar para o boteco. Quando pensar em beber não dirija… Beber cerveja, faz crescer a barriga e dá cirrose hepática… Pergunta para os pagodeiros. hahaha Hasta la vista!
Engraçado… eu vi o vídeo inteiro uns dias atrás e fiquei impressionado com a produção. Mas depois encontrei a foto em uma revista e achei que eles abusaram do photoshop na hora de ressaltar as cores. Deixaram tudo tão saturado e sem textura que ficou parecendo 3D.
Como fotógrafo, fiquei com a impressão de oportunidade perdida. Adoraria ver algo mais próximo de uma foto real em um anúncio de alta visibilidade.
Mas o resultado final ficou lindo, claro.
Sem photoshop é piada mesmo. Basta ver a o clique final e a campanha pra saber que obviamente foi usado Ps na finalização. É uma besteira essa briga. Uma campanha como essa só justifica o custo pra se fazer dessa maneira “real” exatamente pelo burburinho que causou. Nada mais justifica e olha que aqui fala um homem que adora um filme e sua hasselblad.
Pois é. Acho que o cliente está satisfeito pelo alcance.
Quando eu pensei que veria uma propaganda da havainas aqui? Até já vi propaganda de câmeras, mas não de chinelos. 🙂
De qualquer forma, no meu tempo havaianas era chinelo que não soltava as tiras e não tinha cheiro (e o pessoal virava e usava com a parte colorida para cima). Hoje eles conseguiram reverter o quadro e até é um chinelo bem conceituado em muitos lugares.
que legal que tem gente fazendo trabalho assim. sinal de que o tradicional vai sobrevivendo ao lado do photoshop e do CGI.