Jonathas de Andrade

Deixe um comentário

jonathas-andrade-01

Fotos: Jonathas de Andrade – Série “Amor e Felicidade no Casamento” (2007)

O mais encantador na arte de Jonathas de Andrade é como ele desvela suas ideias no campo das imagens. Seus trabalhos traduzem inquietude, busca por tempos e memórias que parecem encontrar o lugar certo em Jonathas. Dono de um olhar sensível e refinado, seus ensaios operam o olhar poético e seus processos de investigação, de tomada de decisão de como reaver histórias, afetos, instâncias de proposições ou apenas a busca pelo que a fotografia pode trazer à nossa razão. “Amor e Felicidade no Casamento” e “Ressaca Tropical” são trabalhos sutis, elaborados com a delicadeza de quem tece o tempo sem medos de revirá-lo e buscá-lo.

A relação deste artista plástico com a fotografia é determinante como ferramenta para suas construções criativas. Sobre essa escolha, explica: “A fotografia me possibilitava a aproximação em outros campos e interesses; era pretexto e caminho para ações, pesquisas, instalações, intervenções, processos de envelhecimento sobre o papel, etc. Assim, antes de fotógrafo, tratava-se de ser artista, onde podia experimentar, ser também pesquisador, recenseador, escultor, documentarista, arquiteto, tudo por aproximação ou ficção”. As “manobras” que Jonathas de Andrade vislumbra provocam reflexão e acuidade de contemplação para que possamos nos inserir em sua vasta arqueologia documental, social, de pessoas (às vezes criadas outras nem tanto), fatos e condutas. Jonathas nos cerca de insurreições imagéticas que sugere o limite tênue e complexo entre real, referente, associação, interpretação e retóricas. O resultado fotográfico não é tão somente o que vemos, mas sobretudo as esferas simbólicas articuladas pelas motivações de Jonathas. Afinal, para ele: “Fotografar é tanto fluido e espontâneo, como rígido e metodológico. Depende do olhar que eu assuma no momento, do que o contexto me traz, do que ele me incorpora”.

Georgia Quintas, fevereiro de 2010.

jonathas-andrade-02

jonathas-andrade-03

jonathas-andrade-04

jonathas-andrade-05

jonathas-andrade-06

jonathas-andrade-07

jonathas-andrade-08

jonathas-andrade-09

Ensaio “Ressaca tropical” (2009)

jonathas-andrade-10

jonathas-andrade-11

jonathas-andrade-12

BIOGRAFIA

Maceió (AL),  1982

Jonathas de Andrade nasceu em Maceió e atualmente vive em Recife. Trabalha com instalações fotográficas, ações e pesquisas urbanas. É graduado em Comunicação Social pela UFPE (2007).

Participou da 7ª Bienal do Mercosul (2009). Realizou exposições individuais no Instituto Itaú Cultural (São Paulo), Furnas Cultural (Rio de Janeiro), Instituto Cultural Banco Real (Recife), Fundação Joaquim Nabuco (Recife). Publicou a coleção Amor e Felicidade no Casamento, em co-autoria com Yana Parente (2008).

Atualmente, desenvolve o projeto “Documento Latinamerica: Condução à Deriva”, com pesquisa de imersão em países da America do Sul, através de bolsas da Funarte (Rio de Janeiro) e do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.

Deixe um comentário