David em Tiradentes

Comentários 2

Fotos: Alexandre Belém

Um evento que causou burburinho (bom) no Foto em Pauta Tiradentes foi a exposição Homem Pedra de Pedro David.

Montada num pequeno mezanino de uma loja de móveis, a exposição estava uma beleza.

Doze cópias de algodão printadas em 1,00 x1,00 metro penduradas por pequenos imãs numa viga de metal. As cópias sem peso na base, criavam um fomato lindo e dava uma suavidade interessante.

Nunca pensei que um mezanino de uma loja poderia cair como uma luva num trabalho que já tá fazendo sua trajetória.

Além disso tudo, tinha a instalação em vídeo que passava uma projeção em stop-motion com som captado no sertão pernambucano. Pedro teve a brilhante ideia de projetar numa pedra e para “esconder” o pequeno projetor, usou uma peça decorativa da própria loja (fotos abaixo).

* Pedro me corrige sobre a pecinha: […] Mas gostaria de dizer que a esculturinha que estava em cima do projetor é minha! Comprei no sertão da Paraíba. E a base, é um vaso feito de cardón, um cactus do Atacama. Ambos fazem parte da instalação. A mesa sim, é da loja. […]

Demais!

Isso reforça a importância de boas exposições em festivais de fotografia. Além de Homem Pedra, Tiradentes tinha outra boa exposição: a II Mostra Mineira de Fotografia no Centro Cultural Yves Alves. Sem nenhum rebuscamento de montagem ou luz, só fotos bonitas de 100 autores mineiros. Na Casa da Nitro – agência mineira dos fotógrafos Bruno Magalhães, Marcus Desimoni, Leo Drumond e João Marcos Rosa – tinha uma pequena exposição do João Marcos Rosa, fotos da própria Nitro e uns monóculos bem legais. A Casa agitou o festival com projeções, lançamento de livros e até um leilão informal.

Mais sobre o Foto em Pauta Tiradentes, aqui.

Mais sobre Homem Pedra, aqui.

Homem Pedra comentado por Georgia Quintas no Fórum Virtual.

As cópias e o algodão

A pedra

A instalação em foto de Mônica Maia

No vídeo abaixo, tento mostrar essa instalação. Legal é ver o intervalo entre um projeção e outra e ter a certeza de que é uma simples pedra. Sofia nos mostra os pequenos imãs que seguram as cópias. Apenas duas são colocadas em cada print.

Projeção na exposição “Homem Pedra” de Pedro David from Olhavê on Vimeo.

Comentários 2

  1. Pedro David 03/03/2011

    Oi Belém! Muito obrigado pelo post, só vi agora, gostei muito. Mas gostaria de dizer que a esculturinha que estava em cima do projetor é minha! Comprei no sertão da Paraíba. E a base, é um vaso feito de cardón, um cactus do Atacama. Ambos fazem parte da instalação. A mesa sim, é da loja. Léo, concordo com você, esse festival de Tiradentes também mexe muito comigo! abraçøs!

  2. Cada um vai ter seus pontos altos de um festival, de um encontro… carregado de subjetividades. Assim como tu colocas aqui, o Homem Pedra no mesanino, com vídeo na Pedra e depois a palestra dos 3 “não coletivos” mostrando seus trabalhos e dando aula sobre coletividade foi sensacional! Fazemos parte de uma geração de privilegiados que podem aprender sobre o valor da fotografia com o Edinger em um leilão surpresa na Nitro, além de nos debruçar sobre a natureza das imagens com Motta, David e Castilho. Tiradentes ainda mexe comigo.

Deixe um comentário