Andujar, Firmo e Zingg

Comentários 3

Foto: Alexandre Belém – Pastas com os slides de Andujar, Firmo e Zingg

O post desta semana no Sobre Imagens e com Claudia Andujar. Por lá, tenho uma seção onde utilizo o acervo do Dedoc da Abril. É uma seção bem legal que me dá muito prazer.

O Dedoc é um dos acervos de fotografia mais importantes do país e conta com mais de 7 milhões de imagens. Meu foco são os clássicos e  aquilo que fez e faz a história do fotojornalismo e da fotografia editorial brasileira.

Já postei sobre Lemyr Martins, Cristiano Mascaro, Paulo Salomão e um especial sobre música com duas partes (Parte 1 e Parte2).

Este post de Andujar faz parte de três posts onde tive que me aprofundar mais nos arquivos físicos, sem uma pauta prévia. Folheando revistas antigas e batendo com o acervo de cromos, achei três reportagens onde pude mostrar o material que não foi publicado. A primeira foi a matéria sobre a sambista Clementina de Jesus feita por Walter Firmo em 1979 para a Veja. Agora, a de Andujar e mais para frente, um ensaio lindo de David Drew Zingg com Leila Diniz para a Realidade.

 O mágico é esbarrar nos cromos, colocar uma lupa para ver direitinho, editar, digitalizar e postar. Sociabilizar estas fotos é muito bom!

Comentários 3

  1. Pedro David 27/08/2011

    Oi Belém,
    Muito legal essa ideia de vasculhar o acervo da Realidade.
    É uma fonte riquíssima de fotogafia de qualidade, dos tempos em que ainda se podia acreditar em fotojornalismo…
    Manda mais para nós!
    parabéns…
    abraçø

  2. Não tinha visto os posts sobre o DEDOC antes, muito bom!
    Eu ja me espanto e arrepio quando mexo nos meus cromos antigos, imagina mexer no desses mestres!
    Muito bom! Emocionante!

Deixe um comentário